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Como demonstrar os diferenciais do seu produto para os clientes?

Nos últimos tempos houve uma expansão do mercado global e, com ela, uma grande homogeneidade entre os produtos e serviços oferecidos. Sem agregar um valor adicional, o preço é o diferencial que prevalece na hora do cliente tomar a decisão de compra entre tantos concorrentes.

A comoditização de produtos e serviços está levando as empresas a encontrarem sérias dificuldades na hora de fechar um negócio por falta de diferenciais competitivos bem definidos. Uma pesquisa realizada pelo Gartner Group, empresa americana líder no segmento de pesquisa e consultoria em tecnologia de prospecção de clientes, revelou que 70% dos consumidores entrevistados consideram a habilidade do vendedor em demonstrar o produto ou serviço em ação como principal fator de decisão de compra. Diante desse cenário, é importante considerar alguns fatores que vão além de preço. Confira.

Comoditização dos produtos e serviços

oniriaAs melhores técnicas e ferramentas para estabelecer uma gestão de vendas eficiente já estão disponíveis a todos, graças à globalização motivada pela internet. Dessa forma, produtos e serviços assumiram um padrão em seu estilo de competitividade no mercado. A qualidade não é mais um quesito que pesa na diferenciação da concorrência e se tornou uma questão básica.

É possível encontrar uma gama de produtos e serviços disponíveis no mercado apenas com diferença de marcas, mas a qualidade, design, benefícios oferecidos e, até mesmo os preços, são tão parecidos que o cliente não enxerga mais valor e passa a considerar o que tiver a melhor oferta como fator decisivo no ato da compra.

Como evitar que o seu produto ou serviço sofra com a comoditização?

Alguns conceitos podem voltar a ser considerados para superar esse desafio e ajudar a construir um diferencial competitivo forte para a empresa. O contato mais caloroso com o cliente na substituição de processos de atendimentos automatizados torna a relação mais humanizada, já que o consumidor gosta de ser ouvido por alguém capaz de compreender a sua dor e se por no lugar dele.

No entanto, agregar valor aos produtos e serviços vai muito além de um atendimento personalizado e demonstrar o funcionamento de serviços ou produtos na prática pode ser determinante para ajudar na construção de um diferencial competitivo para o seu negócio se destacar no mercado:

  • Entenda o cliente

    Ofereça um atendimento personalizado capaz de demonstrar interesse no problema ou desafio do cliente. Torne-se um consultor de confiança dele e não só um vendedor interessado em bater as suas metas.

  • Seja positivo

    Demonstre entusiasmo com o cliente e seja positivo na resolução de seus problemas. A dica aqui é ser proativo, oferecendo soluções ideais e definitivas que superem as expectativas dele.

  • Goste do seu trabalho

    Se qualifique e torne-se um profissional ainda melhor. O desenvolvimento pessoal pode ampliar os horizontes e contribuir para um desenvolvimento de diferenciais competitivos fortes.

  • Aprenda

    Seja um profundo conhecedor do segmento em que a empresa está inserida. O alto nível de entendimento do produto ou serviço oferecido, desafios e oportunidades do público-alvo e a atuação da concorrência permitirá alinhar soluções práticas para o desenvolvimento sustentável do seu negócio.

  • Ofereça a melhor solução

    Ofereça ao cliente uma prévia do seu produto ou serviço. O contato direto possibilitará ao cliente testar os recursos e avaliar a eficiência na prática. Se a demonstração for algo complexo e de difícil acesso, você pode oferecer um simulador virtual e resolver esse problema. Com a simulação virtual, é possível eliminar dúvidas referentes ao funcionamento, custo/benefícios atingidos através da otimização do negócio e melhorar a experiência do cliente com a empresa. Além disso, é possível reduzir custos na demonstração a partir de uma simulação criada da forma mais fidedigna à realidade.

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