fbpx

Como usar Realidade Virtual (VR) para treinamentos?

A realidade virtual (do inglês virtual reality ou VR) é um ambiente artificial criado por computador e apresentado ao utilizador de tal maneira que ele perceba esse ambiente como real.
No contexto de treinamentos, a realidade virtual é um termo relacionado ao uso de Simulação Virtual, para explorar um ambiente digital para treinamento, sem o risco e custo implícitos no mundo físico. Essa pessoa torna-se parte desse mundo virtual e, enquanto encontra-se inserido no ambiente, é capaz de manipular objetos, participar de um treinamento ou executar uma série de ações.

Cenários de treinamento

A realidade virtual é usada em muitos cenários de treinamento que conferem uma ampla gama de benefícios para o desenvolvimento profissional e para os negócios.

Mas quais são as vantagens de um treinamento realizado por realidade virtual? As principais vantagens são:

  • Possibilidade de simular situações de perigo ou de risco dentro de um ambiente controlado;

  • Simular situações e condições a qualquer momento;

  • Possibilidade de atender a um grande número de estudantes em locais variados;

  • Abordagem interativa e prática, o que colabora o aprendizado;

  • Possibilidade de feedback e avaliação contínua;

  • Exploração de cenários virtuais como experiência para cenários do mundo real;

  • Repetição e prática para ganho de eficiência.

Basicamente, a realidade virtual permite não apenas passar uma informação, mas fazer a pessoa vivenciar situações e aprender com isso. A maioria das pessoas aprendem melhor quando elas vivenciar e agem como na vida real.

Outro benefício da realidade virtual é o fato de que é possível treinar um grande número de pessoas dentro de um ambiente virtual, ou seja, remotamente, sem gastar uma grande quantidade de dinheiro a mobilização de pessoas e recursos.

Tipos de treinamento de realidade virtual

A tecnologia VR provou ser de fundamental importância tanto para os setores de saúde, como para a indústria de extração de petróleo. A partir de 2014, as companhias petrolíferas começaram a usar a realidade virtual para treinar os seus trabalhadores nas plataformas de petróleo. Antes, apresentações teóricas de PowerPoint enfatizavam a importância da segurança; hoje, as corporações podem colocar os seus empregados no cerne do processo, fazendo com que eles desenvolvam a perícia necessária de forma segura. O setor de saúde segue o mesmo princípio, e os médicos podem usar a tecnologia VR para aprender procedimentos sem colocar nenhum paciente em risco.
Em ambas as indústrias, os formandos podem usar a realidade virtual para a prática de habilidades essenciais sem colocar vidas em risco. Pondo de lado os manuais e fichas de informação, os estagiários também experimentam uma melhor possibilidade de reter informações. Exemplos de formação com o uso de realidade virtual incluem:

  • Formação médica e simulações de cirurgia;

  • Recriações históricas e geográficas;

  • Reconstruções arquitetônicas;

  • Serviços de emergência, por exemplo, a formação de paramédico;

  • Treinamentos de simulação de combate e treinamento militar;

  • Agricultura de precisão.

Essas são apenas algumas das muitas aplicações de treinamento de realidade virtual existentes atualmente; muitas outras estão surgindo e as possibilidades avançam!

Baixe o Ebook: Uso de SIMULADORES VIRTUAIS Para Treinamento em Áreas de Alta Periculosidade

Veja o Vídeo do Simulador Para Treinamento de Operadores de Manutenção de Linha Férrea

Conheça Um Simulador de Guindaste Portuário