fbpx

Impactos causados pelo uso de games e simuladores no treinamento das empresas

A importância dada ao treinamento das empresas impacta no engajamento dos funcionários nos objetivos do seu próprio negócio. O nível de envolvimento aumenta tanto que passam a assumir compromissos pelos resultados que a empresa gera e se sentem responsáveis diretos por isso. Em média, um funcionário engajado pode superar a produtividades dos outros em até 200%, são mais felizes, e permanecem na empresa por mais tempo reduzindo o índice de turnover. Embora os benefícios sejam claros, o engajamento dos funcionários é uma luta para a maioria das empresas. Para resolver isso, apontamos nesse post alguns dos impactos mais importantes causados no treinamento que utiliza as metodologias de serious games. Confira!

1. Promove a mudança de comportamento

As empresas gastam muito tempo e recursos importantes para promoverem um treinamento convencional e, muitas vezes, não conseguem obter o retorno desejado. Cursos e palestras ficam só na teoria, não geram mudanças comportamentais de forma eficiente e todo o investimento feito pode ser perdido em uma metodologia que não é tão funcional.

Ao contrário, a capacitação fornecida através de simuladores consiste em uma estrutura criada com base em um ambiente virtual 3D (tridimensional) para que os colaboradores levem o aprendizado para além da teoria e testem na prática os seus conhecimentos. Essa técnica pode ajudar a empresa a reduzir os custos com desperdícios de recursos, padronizar comportamentos e eliminar grande parte dos riscos envolvidos nas operações.

Além disso, o treinamento deixa de ser uma tarefa chata e monótona, promovendo um aprendizado de forma mais divertida e envolvente. Aqui, o colaborador se sente mais seguro e a vontade para experimentar novas formas de agir em determinadas situações criadas estrategicamente para elevar a sua capacitação. O sistema motiva diversas repetições durante o treinamento e, isso, é o que irá gerar a mudança de comportamento tão desejada pelos gestores.

2. Testa conhecimentos, habilidades e atitudes

No primeiro contato com o método de treinamento, os administradores já podem testar e avaliar o nível de conhecimentos e habilidades que seus colaboradores possuem através das ações tomadas em cada situação. Mas isso não é o suficiente. O próprio colaborador deve passar pela experiência de errar e descobrir as ações mais impróprias que deve evitar e identificar as suas necessidades para testar comportamentos que promovam melhorias constantes de suas atitudes, através das práticas repetidas.

Com um game é possível construir o conhecimento, habilidades e atitudes pois ele é construído com uma mecânica e um sistema de feedback para ensinar o jogador e evitar que se avance no jogo sem prestar atenção. Isso evita terminar o jogo sem aprender de fato. Portanto, em um jogo só termina quem realmente aprendeu algo.

3. Possui um método que eleva a experiência dos colaboradores

Através de simuladores que criam e imitam ambientes perfeitamente reais, a experiência dos colaboradores é colocada à prova diante de condições programadas para que eles testem suas habilidades na prática e se arrisquem com métodos novos permitindo o aumento das experiências sem colocar em risco os equipamentos ou a vida dos colaboradores da empresa. As práticas repetidas em diversos cenários que simulam condições diferentes de clima e situações de perigo iminente permitem que os colaboradores treinem suas habilidades de conter os riscos e de contornar esse tipo de situação.

Voltado para a educação de adultos, a utilização de serious games no treinamento pode ser feita de forma escalável e com muita versatilidade contribuindo para uma experiência nova toda vez que o colaborador repete uma ação.

Esses três impactos são percebidos pelos recursos humanos da empresa ao implantarem uma metodologia de treinamento baseado em simuladores virtuais ou jogos. No entanto, diversas outras vantagens e benefícios podem ser sentidos no curto, médio e longo prazo.

ASSISTA o Vídeo: SGO no Brasil Offshore

Ebook Gratuito: Uso de Simuladores Virtuais Para Treinamento em Áreas de Alta Periculosidade

Conheça o Simulador de Colhedora de Cana de Açúcar CASE-IH