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Seus colaboradores conhecem bem os objetivos da empresa?

A falta de engajamento dos colaboradores tem se tornado uma grande preocupação para atingir os objetivos da empresa. Isso pode ser sentido no baixo desempenho na produtividade gerada por eles, que assim atrapalham o processo evolutivo do negócio e ainda contribuem para o aumento de desperdícios de recursos importantes, como tempo e materiais. A maior parte desse problema está ligada à ausência de uma estratégia de engajamento que proporcione conhecimento dos processos executados durante o trabalho.

Segundo a Deloitte, empresa americana de pesquisa e consultoria no setor de Recursos Humanos, em uma pesquisa realizada para indicar o nível atual de engajamento dos funcionários nas empresas, os resultados apontaram para a necessidade de soluções urgentes. Os dados revelam que 78% dos gestores consideram prioridade máxima aumentar a satisfação no trabalho para seus colaboradores, mas não sabem como fazer isso.

Manter os colaboradores motivados para atingir os objetivos da empresa vai depender inteiramente do nível de engajamento que ele possui com o negócio. Estamos falando aqui do real entendimento de suas funções: melhores práticas para a perfeita execução das tarefas, os motivos que definem a importância dessa função para a empresa e o que ele deve ganhar com isso. Dessa forma, uma estratégia de gamificação deve resolver esse problema e incentivar cada colaborador vestir a camisa da empresa.

1. Problemas gerados pela falta de engajamento de funcionários

Quando falamos em engajamento de funcionários é muito comum percebermos os sintomas quando inexiste uma estratégia: os funcionários estão desmotivados e chegam ao trabalho já querendo voltar para casa, demandam um esforço maior da supervisão para executarem suas atividades, não sabem bem o que estão fazendo e por que, consideram o trabalho monótono e sem desafios que estimulem a sua superação.

Tudo isso gera mais custo para a empresa elevando o índice de turnover (rotatividade de funcionários) registrado, aumenta o tempo necessário para se atingir as metas e objetivos devido a redução da produtividade e disparam os custos relacionados aos processos operacionais. Afinal, quando os colaboradores não se identificam com a missão, visão e valores da empresa, ele pode acabar remando no sentido contrário ao esperado pela organização.

2. Benefícios que você pode ter com o engajamento dos funcionários

É nítida a mudança de comportamento gerada nos funcionários quando aplicada uma metodologia de engajamento que utiliza a estratégia de gamificação como principal meio. É possível gerar um sentimento de colaboração em equipe para um bem maior e que traga benefícios não só para a empresa, mas para si próprio, tanto na esfera profissional quanto pessoal. A estratégia permite alinhar os objetivos pessoais e profissionais do funcionário com os da empresa onde trabalha e isso será um forte motivo para se empenhar mais para o sucesso dela. Também poderão auxiliar na integração de outros membros da equipe e cobrar resultados uns dos outros para se beneficiarem juntos dos resultados.

3. A gamificação oferece soluções para um engajamento perfeito

Adotar a estratégia de gamificação pode ser a melhor saída para a sua empresa obter colaboradores mais motivados e cooperativos. A implementação ocorrerá por etapas e conforme a indicação de onde a sua empresa está no funil de gamificação.

Na etapa “Know” (consciência), o foco será na reflexão do funcionário sobre a sua contribuição individual para o objetivo geral do negócio e compreender melhor as estratégias adotadas por ele. Isso estimulará a mudança de comportamentos.

Na etapa “Learn” (aprendizado) o colaborador é capacitado e recebe treinamento. Como na etapa anterior ele obteve conhecimento sobre o que precisa melhorar. Essa etapa será a mais rápida e melhor aproveitada.

Na etapa “Do” (engajamento) o colaborador é estimulado a analisar e utilizar as melhores práticas existentes para o alcance das metas estabelecidas. A busca constante por melhorias trará inovações que promovam técnicas e metodologias que gerem maior agilidade aos processos produtivos.

Na etapa da liderança, o colaborador já estará apto a motivar outros na equipe. Ele possui alto nível de compreensão da sua função e pode contribuir para o treinamento de novos funcionários e para a especialização do grupo.

Finalmente, na etapa embaixador, o colaborador está pronto para vestir a camisa da empresa. Ele sente orgulho de onde trabalha, defende a empresa mesmo fora do ambiente organizacional e contribui com ideias de melhorias.

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