fbpx

Soluções para treinamento de uma grande equipe

Realizar treinamentos é crucial para todas as empresas, mas também um grande desafio. Isso fica mais acentuado quando falamos de uma grande equipe e quando uma empresa possui um alto índice de turnover (rotatividade). Nesses casos, o treinamento para várias pessoas pode demandar muito esforço ou acabar sendo completamente inútil, se feito de forma improvisada. Fatores como custos de deslocamento, tempo de afastamento do trabalho, volume e velocidade de aprendizado adquirido podem comprometer o negócio.

1. Treinamento prático

Os métodos convencionais de treinamento teórico nem sempre atingem os objetivos de aprendizado propostos inicialmente. A teoria é importante, mas sem a prática o tempo irá se encarregar de fazer com que todo o conteúdo passado caia no esquecimento ou perca a sua real importância. Ao contrário, um treinamento baseado na prática torna-se uma solução eficiente e definitiva, já que trabalha diretamente na adequação de comportamento dos colaboradores.

2. Serious Games e Simuladores Virtuais

Os simuladores virtuais e o serious games são as ferramentas de aplicação que você irá utilizar em sua metodologia de treinamento prático. Através deles, você e/ou uma equipe técnica irá configurar os níveis de aprendizado por etapa e acompanhar a evolução do colaborador no programa. As situações e condições são programadas em um ambiente totalmente virtual para que o colaborador seja estimulado a agir e, a repetição dessa prática, levará à mudança comportamental adequando as ações do colaborador com as exigências da empresa.

E não é só isso. Levando em consideração que a geração de trabalhadores atuais é bem engajada com os jogos eletrônicos, a incorporação deles nos métodos de treinamento irá motivar os colaboradores a aprenderem mais e solucionarem problemas com maior facilidade dentro da empresa. Com os serious games e simuladores virtuais, fatores como conhecimento, habilidades e atitudes são avaliadas para medir o grau de desenvolvimento profissional obtido com o programa de treinamento.

3. Vantagens da utilização dos serious games e simuladores virtuais nos treinamentos

Com os serious games e simuladores virtuais é possível simular ambientes e situações reais permitindo o teste de conhecimentos, habilidades e atitudes do colaborador sem a preocupação de quebra dos equipamentos. Situações de perigo, altas tensões e maiores dificuldades podem ser programados para o teste e treinamento prático sem colocar a vida ou patrimônio da empresa em risco. Além disso, tais tecnologias podem estimular a evolução do aprendizado e adequação comportamental do colaborador.

Para melhorar ainda mais, a metodologia contribui para a economia de custos com replicadores, uma vez que o treinamento pode ser reaplicado várias vezes apenas reiniciando o processo. Por fim, toda vez que o aprendiz repetir o programa poderá vivenciar uma experiência nova levando a uma capacitação maior e duradoura.

4. A Oniria pode ajudar nessas tecnologias

Implementar uma metodologia de treinamento prático deve envolver os equipamentos (hardware), programas de computador (software) e a equipe certa para promover resultados reais. Nesse aspecto, a Oniria pode contribuir para o treinamento da sua equipe. A empresa já desenvolveu vários tipos de serious games e simuladores virtuais para atender o treinamento e desenvolvimento profissional em diversos segmentos. Com o know how necessário, a Oniria torna-se uma parceira indispensável quando o assunto é treinamento com foco em resultado.

Baixe o Ebook Saiba como usar Serious Games a favor do treinamento de profissionais

Confira o Vídeo: Simulação Night Vision Aplicado ao Simulador Mectron

Assista o Vídeo: Treinamento Virtual Blindado Guarani