fbpx

Você sabe qual é o estilo de aprendizagem da sua equipe?

A aprendizagem de cada pessoa acontece de uma maneira diferente. Uns preferem estudar ouvindo música, outros optam pelo silêncio; uns precisam grifar informações que precisam lembrar, enquanto outros gravam áudios de suas próprias anotações; uns, ainda, usam formas lúdicas para memorizar fatos, enquanto outros criam associações de palavras. Enfim, os indivíduos desenvolvem estratégias específicas que lhes permitam adquirir, da melhor maneira possível, o conhecimento, constituindo estilos de aprendizagem.

O grande problema é que, numa aula padrão, com atividades iguais para todos, as pessoas têm dúvidas distintas e avançarão mais em uma área do que em outras. Isso acontece bastante no mundo corporativo, no qual os colaboradores, apesar de receberem as mesmas explicações, apresentam resultados distintos ao final do treinamento. Mas e você? Conhece os diferentes estilos de aprendizagem do seu time? A seguir, veja a importância dos estilos de aprendizagem para a organização da discussão dos conteúdos a serem aprendidos, e como o uso de Serious Games abordam os diferentes estilos de aprendizagem para treinamentos nas empresas.

Os estilos de aprendizagem

O conceito de estilo de aprendizagem tem sido bastante utilizado principalmente pelos teóricos e estudiosos que desenham modelos de aprendizagem baseados no processamento da informação, e tem se mostrado útil na organização de estratégias de ensino, tanto por parte das escolas quanto das empresas. Os pesquisadores costumam classificar os indivíduos em quatro categorias.

Aprendizes visuais

iconmonstr-eye-6-iconEstes funcionários compreendem um assunto por imagens, o que facilita a absorção de um grande volume de informação com rapidez. Ao assistir a um treinamento, ele presta bastante atenção quando o orientador apresenta esquemas, figuras e mapas, estabelecendo relações entre diferentes ideias e conceitos mais facilmente. Os Serious Games podem ajudar bastante os aprendizes visuais, pois apresentam imagens ricas e dinâmicas, com movimentos e contexto imersivo, ajudando-os a entender melhor o assunto que está sendo abordado.

Aprendizes auditivos

19494-200Os aprendizes auditivos captam informações pelos sons, ao ouvirem uma explicação ou mesmo quando fornecem informações a outras pessoas. Eles costumam ouvir a própria voz para internalizar a informação e lidar com conceitos. Os Serious Games também utilizam sons que acompanham as ações do usuário, podendo ser empregados como feedback positivo ou negativo. Eles também podem contar com narrações e dublagens em vários contextos.

Aprendizes cinestésicos

standing-human-body-silhouette_318-46714Os aprendizes cinestésicos associam a informação a movimentos do próprio corpo e preferem aprender pela prática, resolvendo problemas do cotidiano. Mesmo sendo um sistema de aprendizagem lento, os resultados são muito mais profundos e duradouros do que os demais. No dia a dia, por exemplo, podemos facilmente esquecer uma frase que visualizamos ou ouvimos, mas nunca esquecemos como andar de bicicleta. A interatividade dos Serious Games pode ajudar bastante este perfil de aprendiz, pois os jogos podem reproduzir metáforas como movimentar peças e arrastar, girar e colocar objetos dentro de outros.

Aprendizes leitores/escritores

download (1)Estes aprendem e memorizam com a leitura e a escrita, de maneira conjunta. Uns redigem textos, enquanto outros se sentem melhor corrigindo a parte gramatical em voz alta e revendo o que foi escrito. As narrativas dos games também estimulam este perfil de funcionário, já que, através de técnicas de storytelling, eles conseguem mante-lo atento ao conteúdo.

Perfis diferentes

No geral, o modo como os indivíduos selecionam as informações, as organizam e as utilizam, transformando-as em conhecimento, costuma variar de acordo com as características pessoais. Logo, uma equipe pode ser composta por todos os tipos de aprendizes, e os métodos tradicionais de aprendizagem podem não fomentar todo o seu potencial. Isso, além de gerar problemas de desempenho, acaba reduzindo o custo-benefício do treinamento, afetando as finanças da empresa. Nesse aspecto os Serious Games se destacam, pois imcorporam no mesmo conteúdo as características desejáveis para todos os perfis de estudantes.

A versatilidade dos Serious Games

Em treinamentos presenciais, um dos pontos mais importantes para o êxito no aprendizado é a capacidade do colaborador de organizar-se para o estudo. Logo, o preparo do espaço, a otimização do tempo disponível e a estruturação do conteúdo são aspectos essenciais para um bom aprendizado. As empresas, ao elaborarem seus programas de treinamentos, devem conceber seus funcionários como seres individuais, com características próprias, não sendo, portanto, conveniente planejar atividades que não levem em conta tais características. Os gestores também devem fornecer instrumentos que os ajudem a estabelecer suas estratégias, respeitando o estilo de aprendizagem de cada um, como os Serious Games.

Estes jogos, com finalidade de treinamento, permitem que seu time aprenda com segurança e eficiência, sendo capazes de incorporar todos os estilos de aprendizagem. Eles também auxiliam na retenção e utilização de novos conhecimentos pelos colaboradores, sua associação com conhecimentos anteriores, o desenvolvimento desses novos conhecimentos e sua transferência para outras situações e contextos, além de invocarem a criatividade e estimularem o uso do pensamento estratégico.

Baixe o Ebook Saiba como usar Serious Games a favor do treinamento de profissionais

Leia o Ebook: Como a Utilização de Serious Games Contribui Para a Educação Médica

Assista o Vídeo: Treinamento Virtual Blindado Guarani