fbpx

3 Fatos sobre gamificação que não devem ser ignorados

67% das pessoas preferem jogar ao mesmo tempo em que aprendem

OPENForum-How-To-Drive-Innovation-Through-Gamification-HP

A gamificação se tornou conhecida por ser uma ferramenta importante no engajamento de colaboradores em programas de aprendizagem corporativa. Diferente do que muitos pensam o jogo não é só uma forma de entretenimento, existem estudos que utilizam métodos de gamificação e analisam a evolução do aprendizado através dos jogos. Antes de descartar a ideia de integrar o treinamento da sua empresa a um método inovador como a gamificação, confira 3 fatos que fazem o jogo ser uma ferramenta poderosa de aprendizagem:

Fato 1: Estudos dizem que “O jogo melhora a retenção da aprendizagem”

Ao integrar a aprendizagem diretamente ao jogo, geramos um aumento do nível de estímulo no cérebro. Todos nós já passamos pela situação de brigar contra o sono durante uma sessão de treinamento ou aprendizagem tradicional, da mesma forma que já passamos pela situação de sentar em uma cadeira e prestar atenção. Esse foco na atenção é algo encontrado quando as pessoas jogam o que elas gostam. Isso acontece devido ao Córtex Pré-Frontal (CPF) no cérebro que dirige e sustenta a atenção. Para funcionar de forma eficaz, pesquisadores da Universidade de Neurobiologia e Psicologia de Yale, identificaram que o CPF libera a quantidade certa de estímulo que permite aumentar ou diminuir a atenção de informações relevantes, da mesma forma que ele filtra as distrações.

A gamificação aumenta o estímulo cerebral. Assim, quando trabalhamos o aprendizado combinado ao jogo, o Córtex Pré-Frontal ativa um maior nível de estímulo, cativando e engajando a pessoa submetida ao treinamento.

Fato 2: A gamificação deixa o cérebro mais descansado

Para aprender, precisamos estar concentrados, mas o Córtex Pré-Frontal só consegue foco quando está descansado, caso contrário ficamos cansados e nos distraímos.

Pesquisas recentes descobriram que uma breve pausa em determinada tarefa muito longa pode melhorar significantemente o nível de atenção e a capacidade de concentração. Ou a transição de uma tarefa para outra pode melhorar o desempenho da primeira tarefa. Ao integrar minijogos dentro de um sistema de aprendizagem, por exemplo, é possível dar um descanso para a memória antes que ela adquira uma grande quantidade de informações, mesmo que o jogo não seja caracterizado como diversão.

Fato 3: Um game ajuda a memorizar informações, aumenta a participação e eficácia do treinando

Quando a aprendizagem é divertida, as pessoas ficam mais propensas ao engajamento. Uma pesquisa feita pela Axonify mostrou que 67% das pessoas preferem jogar ao mesmo tempo em que aprendem. E pessoas instruídas com gamificação, aprendem 20% mais do que aquelas que não utilizam esse método.

Trabalhar a gamificação nos método de aprendizagem não se trata somente em deixar as informações mais divertidas, mas principalmente em aproveitar os estímulos cerebrais para se entregar uma aprendizagem mais focada, mais efetiva. Trata-se de melhorar a retenção de conhecimento e o desempenho no trabalho!

Fale conosco e saiba como a gamificação pode ajudar sua empresa!

Referência:
http://www.axonify.com/2014/10/3-facts-that-say-gamification-should-never-be-ignored-in-elearning/