fbpx

Indústria no Brasil demanda 7,2 milhões de profissionais

Conforme dados do Mapa do Trabalho Industrial, realizado pelo Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) em 2012, apontou que o Brasil, até 2015, teria de formar 7,2 milhões de trabalhadores para atuar em profissões industriais.

Two machinists working on machine

Os profissionais de nível técnico e em áreas de média qualificação tem um crescimento considerável e importante no país. Conforme dados do Mapa do Trabalho Industrial, realizado pelo Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) em 2012, apontou que o Brasil, até 2015, teria de formar 7,2 milhões de trabalhadores para atuar em profissões industriais.  O total de 1,1 milhão é considerado por trabalhadores que entraram em novas oportunidades no mercado, desse número, 88,6 mil são voltados a operadores de máquinas de costura de peças e vestuários e no setor de máquinas pesadas para a construção civil, a expectativa é de 81,7 operadores sendo preparados.

A demanda por profissionais tem maior necessidade concentrada nas regiões Sul e Sudeste, sendo no total do Sudeste 4,13 milhões (57,6%), Sul 1,50 milhão (20,9%), Nordeste 854,50 mil (11,9%), Centro-Oeste 383,50 mil (5,5%) e Norte 294,80 mil (4,1%). Segundo o Senai conhecer essa necessidade por estado, por setor, por tipo de ocupação é crucial para o planejamento da formação profissional. “Um país que ainda investe pouco em educação, como o Brasil, deve lançar um olhar à frente para dimensionar e direcionar a aplicação dos recursos, sejam públicos ou privados”, avalia o diretor-geral Rafael Lucchesi.

Uma forma de capacitar os profissionais que estão entrando no mercado e os que já estão, é a utilização de soluções de simulação virtual em treinamentos. O simulador garante mais eficácia e aprendizado aos profissionais, pois é feito de forma prática e muito próximo a realidade, portanto, a pessoa aprende como funciona o equipamento em seu trabalho de modo completo, mas sem o risco de acidentes. Esse tipo de treinamento capacita melhor e ao mesmo tempo conduz a pessoa aos riscos reais, mesmo sendo em um simulador, automaticamente a torna mais cuidadosa e atenciosa em seu trabalho.

Referências:
Falta de treinamento técnico vai aprofundar a crise de talentos
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/09/industria-precisara-de-72-milhoes-de-tecnicos-ate-2015-diz-senai.html
http://www.senaipa.org.br/noticias/arquivo-de-noticias/256-senai-divulga-mapa-do-trabalho-industrial.html