Como saber se um game é indicado para o treinamento

A Gamificação vem demonstrando ser bastante produtiva no que diz respeito ao ganho nos treinamentos, ensino e engajamento de profissionais de diferentes áreas. Em linhas gerais, a pedagogia que envolve os serious games são mais estimulantes quando comparadas a muitos meios de treinamentos convencionais, sobretudo quando realizados com um público mais jovem.

Os serious games se tornaram interessantes para as corporações por diferentes motivos. Mas apesar das oportunidades provenientes da estratégia de Gamificação, muitas empresas não adotam a prática em seus treinamentos e operações por não conhecerem a fundo essa metodologia. Por esse motivo, separamos alguns pontos interessantes que podem ser desenvolvidos nas organizações com a utilização da Gamificação e da utilização de Serious Games que vão ajudá-lo a enxergar a aplicação desse método em sua empresa.

Games de Entretenimento X Serious Games

Basicamente, os jogos de entretenimento têm como função o divertimento, enquanto o termo Serious Games, ou “jogos sérios”, oferecem mais do que o simples divertimento, uma vez que o objetivo é o aprendizado. A questão é que jogos inseridos no universo corporativo aumentam o interesse do profissional pela sua atividade exercida, tornando a capacitação mais atraente, de fácil assimilação e aumenta a retensão do aprendizado.

Gamificação, quando associada à formação virtual, insere o colaborador em um contexto com regras e cenário específico, onde dois ou mais indivíduos tentam alcançar objetivos pré-definidos. A forma como o cenário é concebido tem como objetivo ajudar a desenvolver habilidades ou dominar um processo específico.

Vantagens dos Serious Games

A utilização de Serious Games favorece diferentes formas de aprendizado e comunicação, sendo um catalisador para atrair a atenção dos profissionais e desenvolver habilidades e conhecimentos. Entre as possibilidades de desenvolvimento é importante citar:

  • Aumento da competitividade

    Quando os envolvidos atingem metas é possível trabalhar o sentimento de conquista, o que é indispensável para estimular ainda mais os colaboradores, em futuras estratégias da empresa, a darem o seu máximo para atingir os objetivos, sobretudo quando relacionados aos concorrentes. A ideia é despertar a competitividade saudável a partir da vontade de superação de cada colaborador.

  • Motivar a interação

    A lógica de funcionamento de games possui a capacidade de estimular o engajamento de seus participantes, bem como a curiosidade, a colaboração e o aprendizado a partir dos erros. A interação é o caminho para atingir bons resultados. A partir desta percepção, muitas organizações passaram a adotar os jogos como parte de sua estratégia no intuito de conhecer seus colaboradores, despertar-lhes a fidelização e o bom atendimento aos seus clientes.

  • Maiores taxas de engajamento e resultados visíveis

    A aplicação prática em um game/simulação é capaz de aumentar a taxa de retenção do conhecimento e motivar os profissionais a gerar resultados positivos. Os Seirous Games também podem estimulá-los a buscar mais informações e a se dedicarem a tarefas que demandam conhecimento explícito para desempenhá-las ainda melhor.

  • Versatilidade

    Além de funcionários, os Serious Games podem ser destinados ao aprendizado de clientes e fornecedores em relação ao seu produto ou serviço, uma vez eles podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio.

Como saber se o conceito se aplica às operações?

Inicialmente é necessário planejar o conteúdo, seus objetivos, a quem se destina o treinamento e como ele será conduzido. A Gamificação é capaz de desenvolver conteúdos que já são trabalhados tradicionalmente, pois conta com uma atmosfera de abordagem diferenciada. Apesar disso, é importante garantir a receptividade dos colaboradores e gestores.

É interessante analisar alguns cases, a Oniria por exemplo, especializada no desenvolvimento de Serious Games, bem como sua implementação em diferentes cenários e empreendimentos. A empresa é responsável por cases de sucesso como o FNQ, um Serious Game cujo intuito é estimular e apoiar a gestão de micro e pequenas empresas. O foco do game está na cultura de inovação, gerando resultados interessantes para o negócio. Você pode ver esse e outros cases aqui.

Resolvemos a sua dúvida? Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto, sugerimos a leitura de Como os games motivam o aprendizado e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Baixe o Ebook Saiba como usar Serious Games a favor do treinamento de profissionais

Leia Também: ENGAJAMENTO DE EQUIPES: COMO USAR A GAMIFICAÇÃO PARA MELHORAR AS VENDAS

COMO DESCOBRIR NOVOS LÍDERES NA SUA EMPRESA