fbpx

Como aumentar a produtividade nos negócios com Simuladores Virtuais

Um jogador de futebol treina toda semana para se preparar para o jogo. Um piloto de fórmula 1 pratica em simuladores para ter o melhor rendimento na corrida. Da mesma forma, um Simulador Virtual pode ser usado na preparação de operadores para aumentar a produtividade nos negócios.

Limitações de treinamentos tradicionais

O treinamento tradicional, onde o operador aprende diretamente no equipamento, pode parecer vantajoso numa primeira análise, mas possui várias restrições.

  • Custos de mobilização (equipamento, transporte etc)
  • Gastos com insumos (combustível, material etc)
  • Riscos operacionais com o equipamento real
  • Indisponibilidade do equipamento para treinar
  • Indisponibilidade da situação a ser treinada
  • Tempo dispendido no treinamento

Apesar de ter uma experiência fiel com o equipamento, as limitações do treinamento tradicional não favorecem o aperfeiçoamento profissional. Um operador mal preparado pode gerar prejuízos, causar acidentes e prejudicar o bom funcionamento de um negócio.

Treinar para ter produtividade nos negócios

Além de não ter as limitações do treinamento tradicional, as vantagens de um Simulador Virtual para treinamento e aperfeiçoamento profissional incluem:

  • Poder medir a eficiência operacional de cada operador (tempo de manobras, quantidade produzida, etc)
  • Identificar gargalos e vícios de operação
  • Poder repetir o procedimento e enxergar a evolução estatística do operador
  • Treinar situações críticas e praticar condutas de resposta

Ou seja, o uso de simuladores virtuais gera resultados até três vezes melhores do que outras formas de treinamento. Com isso, o tempo se torna um aliado, já que as habilidades podem ser desenvolvidas mais rapidamente.

Exemplos de aumento de produtividade com Simuladores Virtuais

A colheita de cana de açúcar com uma máquina colhedora exige um operador preparado para a safra. Para este operador aprender da forma tradicional, seria preciso ter a máquina real disponível e uma colheita. Contudo, a plantação não está disponível o ano todo, pois a planta tem seu ciclo de crescimento.

Mas o Simulador de Colhedora da Oniria resolve este gargalo permitindo preparar operadores antes, para que na hora da colheita se tenha melhor produtividade.

Outro exemplo é no caso do processamento florestal, que exige uma produtividade mínima do operador para colher as árvores com o equipamento. Isso é possível de medir com o Simulador de Processador Florestal que conta com exercícios de colheita e processamento florestal para desenvolver a perícia no equipamento.

Então, um Simulador Virtual potencializa o treinamento de operadores, ajuda a capacitar e reciclar os profissionais sem interferir na produção e proporciona a redução direta de custos em comparação com treinamentos tradicionais.

Se você busca um meio de capacitação focada em resultados reais, os Simuladores Virtuais da Oniria são a melhor alternativa.

ASSISTA o Vídeo: SGO no Brasil Offshore

Veja: Simuladores Ganham Espaço na Indústria

Baixe Gratuitamente o Ebook: Como Calcular o ROI De Um Simulador Virtual Para Seu Negócio