fbpx

O poder de errar e aprender com os Simuladores Virtuais

Os Simuladores Virtuais podem revolucionar o treinamento e o desenvolvimento de profissionais em diversas áreas. Essa ferramenta permite que os aprendizes possam errar e aprender sem causar prejuízos, riscos ou desperdícios. Além disso, elas são capazes de aumentar o engajamento, a motivação e a retenção do conhecimento dos colaboradores, gerando melhores resultados para as organizações. Neste artigo, explicaremos como o treinamento com Simuladores Virtuais eleva a produtividade no trabalho.

Aprrendendo com os erros

Os Simuladores Virtuais reproduzem as características e o funcionamento de equipamentos, máquinas, veículos ou ambientes, permitindo que os usuários possam interagir com eles de forma realista e segura.

Essa tecnologia permite que os colaboradores possam errar durante o treinamento, sem causar danos materiais, ambientais ou humanos. Em suma, isso é muito importante para o processo de aprendizagem, pois permite que os erros sejam corrigidos, as dúvidas sejam esclarecidas e as dificuldades superadas. Além disso, proporcionam um feedback imediato e personalizado para os usuários, ajudando então, a consolidar o conhecimento e melhorar o desempenho.

Gerando habilidade e perícia com a prática

Outra vantagem dos Simuladores Virtuais é que eles permitem praticar várias vezes, em diferentes cenários, situações e níveis de dificuldade. A prática leva à perfeição, e quanto mais os aprendizes se expõem aos desafios propostos pelas tecnologias, mais eles desenvolvem habilidade e perícia nas tarefas que precisam executar.

Isso é fundamental para se obter um retorno do investimento (ROI) com os treinamentos, pois significa que os colaboradores estarão mais preparados, confiantes e competentes para desempenhar suas funções no trabalho. Além disso, a prática constante também contribui para a manutenção e a atualização do conhecimento, evitando que ele se perca ou se torne obsoleto.

Treinamentos efetivos na sua empresa com Simuladores Virtuais

A Oniria  desenvolve soluções de treinamento com simuladores virtuais para diversos setores, como agropecuária, indústria, saúde e defesa.  Os Simuladores Virtuais permitem treinamentos em ambientes imersivos e realistas, sem riscos, custos de mobilização ou impactos ambientais. Para saber mais como utilizar Simuladores Virtuais para treinamento na sua empresa entre em contato!

Download do PDF: Capacitação Virtual, Ganhos Reais

Confira o Vídeo: Simulação Night Vision Aplicado ao Simulador Mectron

Leia o Ebook: Como a Utilização de Serious Games Contribui Para a Educação Médica