Treinamentos com simuladores virtuais na agricultura de precisão

Um grande desafio enfrentado pelos agricultores está na operação errada de equipamentos agrícolas, que acabam acarretando o desperdício dos insumos, baixo aproveitamento da área de plantio e perdas na colheita final. Esses problemas são gerados por falta de precisão durante as operações e, como consequência, gera o acúmulo de prejuízos na quantidade de sacas ou toneladas vendidas. Tais problemas podem ser evitados utilizando a tecnologia a favor do campo e com operadores devidamente qualificados para utilizá-las. Para reduzir custos e aumentar a produtividade na lavoura, o treinamento com simuladores virtuais pode ser a saída mais inteligente de ver a agricultura de precisão funcionando.

O que é a agricultura de precisão e como o treinamento pode contribuir?

Trata-se uma metodologia sistêmica e multidisciplinar. As técnicas envolvem tecnologia e informações para trabalharem de forma integrada a fim de considerar o tempo e espaço disponíveis para o plantio e seu melhor aproveitamento, visando aumentar os rendimentos no campo. O treinamento de operadores de máquinas deve andar lado a lado com a estratégia para garantir que o processo apresente resultados satisfatórios pelo uso correto das ferramentas tecnológicas disponíveis.

Como os treinamentos precisos superam os desafios da agricultura de precisão?

A ausência de treinamentos e qualificações dos operadores de máquinas agrícolas é uma barreira que impede o contato com as tecnologias necessárias e que ajudariam na excelência nas operações. Várias máquinas no campo já possuem aparelhos de precisão, mas sem treinamento e capacitação, os operadores não estarão aptos para a leitura e correta interpretação dos dados apresentados, acarretando em desperdício dos insumos.

O treinamento de operadores de máquinas agrícolas utilizando um simulador virtual afeta diretamente a produtividade da lavoura. Com ele, os operadores poderão medir seus resultados reais e vivenciar experiências que gerem novas ideias de aperfeiçoamento da função através da agricultura de precisão. O acesso a equipamentos tecnológicos e treinamentos inovadores permite mudar a metodologia de execução das operações no campo, reduzir os desperdícios de insumos e elevar a produtividade, gerando mais lucro para a safra.

Os simuladores virtuais na prática

Um bom exemplo de como o agricultor pode se beneficiar das vantagens dos simuladores virtuais na agricultura de precisão foi apresentado no Agrishow 2014, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A New Holland (empresa de equipamentos pesados), em parceria com a Oniria, criou um game voltado para o PLM (Precision Land Management – Gerenciamento preciso do campo) que permite aos usuários terem a sensação de estarem operando um equipamento de pulverização através de um óculos com visão virtual de 360°, imitando a realidade.

O game simula o desempenho de uma operação realizada manualmente e compara com outra que utiliza a metodologia PLM. Os resultados apresentados entre as operações indicam a economia atingida com a redução do desperdício e aumento da produtividade, mostrando como a técnica de agricultura de precisão pode fazer a diferença na quantidade de sacas finais.

Confira o case New Holland PLM:

Baixe o Ebook APRENDA COMO SE PREPARAR PARA IMPLANTAR UM SIMULADOR