Oniria realiza palestra sobre simuladores no WSTM
O evento WSTM (Workshop de Simulação e Treinamento Militar) que acontece em Brasília até o dia 16 vem demonstrando diversas soluções e tecnologias inovadoras juntamente com palestras muito interessantes e focadas sobre as necessidades do Brasil no uso de simuladores e treinamento.
Ontem, a empresa Oniria fez a sua parte quando apresentou para todos os representantes das forças militares a sua experiência no mercado nacional e internacional como desenvolvedora.
Apresentando a empresa e sua experiência o Sr. Nícholas Haydu (diretor simuladores) abordou temas como o relacionamento com órgãos nacionais de fomento a pesquisa e desenvolvimento; as vantagens do desenvolvimento nacional desde aspectos técnicos como a adequação a realidade nacional dos simuladores da facilidade e custos de manutenção até aspectos econômicos como o desenvolvimento de tecnologia nacional de alto valor agregado, um assunto diga-se de passagem, considerado como linha estratégica para as exportações brasileiras.
Também foram apresentadas dificuldades encontradas na atuação da Oniria no mercado nacional como uma resistência ao reconhecimento do empresariado para a economia que os simuladores proporcionam, aspectos de SMS que ainda não estão amplamente difundidos e até mesmo uma deficiência na objetividade ao se implantar um programa de treinamento com uso de simuladores. Dificuldades estas que, no entando, tem sido superadas gradualmente.
Por fim foram apresentados diversos casos de sucesso da empresa (tais como as soluções desenvolvidas para a Petrobras e o Grupo CNH) e o potencial que cada um deles pode representar para as demandas imediatas do exercito e todas as forças armadas.
A importância disso pode ser muito bem representada pelas palavras do Senhor General de Divisão Marco Aurélio Costa Vieira (Diretor de Educação Superior Militar) que disse em sua palestra: “O exército será um grande consumidor de simulação e treinamento”.