Como os games estão alinhados com a Neurociência
A dificuldade de retenção de talentos na empresa, muitas vezes, está ligada aos métodos de treinamentos utilizados. Passar horas em uma sala de aula pode ser entediante para o colaborador e pouco aprendizado é realmente retido por ele. O conhecimento teórico é importante no processo de aprendizagem, mas sozinho não gera resultados tão satisfatórios. A neurociência tem avançado nas pesquisas relacionadas ao funcionamento do cérebro e oferecido soluções de melhorias nos métodos de ensino.
Uma dessas melhorias diz respeito aos aprendizados por meio de instrumentos que gerem experiências vivenciadas na prática moldando o comportamento. Para você compreender melhor o que estou dizendo, o texto abaixo irá esclarecer com maiores detalhes como os serious games estão alinhados com a neurociência. Acompanhe!
1. A importância da neurociência no processo de aprendizagem
Segundo as pesquisas, ambientes preparados propositalmente para gerar estímulos fazem com que os neurônios se ativem na formação de novas sinapses. Dessa forma, o aprendizado é obtido por meio das reações cerebrais. Quando o aprendiz reage aos estímulos criados no ambiente, o cérebro envia sinais de pulsos elétricos formando circuitos que processam melhor as informações e armazenamentos a níveis moleculares.
Pesquisadores focados em descobrir os melhores métodos de ensino revelam como o processo de aprendizagem ganha poder quando aliado a neurociência: Aprendizagem Autodirigida, Foco em Soluções, Feedback Positivo, Distensão Cerebral e Estrutura do Pensamento.
2. Como os games auxiliam a aprendizagem com base na neurociência
Os jogos de treinamento ou “serious games”, como são conhecidos no mundo corporativo nacional e internacional, possuem a vantagem de transportar o aprendiz para um ambiente virtual desenvolvido exclusivamente para ele testar os seus conhecimentos na prática e obter as suas próprias experiências. O comportamento pode ser treinado e moldado conforme as necessidades da empresa para construir um padrão de ações programadas mentalmente.
A seguir vemos como alguns aspectos de aprendizagem baseados na neurociência são atendidos pelos games de treinamento:
O aprendizado adquirido na prática ainda pode ser desenvolvido através do aumento dos níveis de habilidades requeridas para executar determinadas tarefas durante o treinamento, elevando o aprendizado e gerando a mudança comportamental do indivíduo. Isso faz do simulador de treinamento uma ferramenta indispensável na hora de aplicar um ensino que vise a melhor retenção do aprendizado.
3. A Oniria pode ajudar você com esse método
A Oniria possui o know how para criar jogos de treinamento com as características apontadas pela neurociência. São soluções Indicadas para aumentar a adesão e efetividade do treinamento baseado na simulação de comportamentos, uso de habilidades e aplicação prática de conhecimentos. Motivar o aprendizado com processos direcionados à educação de adultos e aprendizagem autodirigida. Ideal para tornar o treinamento mais versátil, escalável, e com resultados mensuráveis.