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Como um simulador virtual pode ajudar o seu cliente a conhecer o seu produto?

Todo produto, quando é novo no mercado, encontra algumas barreiras até conseguir ser aceito pelo público. O setor de marketing se depara com algumas dificuldades para fazer com que este produto chegue ao conhecimento de seus clientes. Principalmente pelo fato de ser algo novo, não existem referências que se possam ser encontradas no mercado, e ainda há o fato do cliente não conseguir entender qual o seu funcionamento, entre muitos outros problemas.

Por mais que o setor de marketing de sua empresa se esforce para apresentar o seu produto nos meios de comunicação mais tradicionais, como a internet, anúncios impressos e materiais audiovisuais, ainda pode existir uma grande dificuldade por parte do público em relação à assimilação do seu lançamento, de como ele funciona e qual a sua utilidade.

Por isso, um simulador virtual pode ser um dos meios mais inovadores e eficazes de solucionar este inconveniente, que atinge a maioria dos empreendimentos dos mais variados portes e setores do mercado.

Como apresentar o seu produto ao mercado?

Não há dúvidas de que, hoje em dia, com a popularização do acesso à internet e o grande salto que a tecnologia deu nas últimas décadas, existem muitos meios de uma empresa apresentar o seu produto ao seu público. Mas por mais que haja um grande investimento nos meios de divulgação, o acesso que o seu público terá ao lançamento nunca deixará de ser meramente superficial. Há uma grande diferença entre ver um produto na tela de um smartphone ou computador, e poder analisá-lo pessoalmente.

Para quebrar este distanciamento entre o cliente e produto, muitas empresas apostam em eventos e feiras comerciais. Estes são ótimos meios de apresentar um novo produto ao mercado, tirar dúvidas dos clientes em tempo real, permitir que eles possam testar o lançamento e tirar suas próprias conclusões a respeito da qualidade e utilidade.

Quais tipos de problemas podem impedir a apresentação de um produto ao público?

Infelizmente, apesar de serem umas das principais ferramentas de apoio às ações de marketing de uma empresa, os eventos e feiras comerciais também apresentam alguns problemas e limitações, tais como:

  • Falta de espaço

    Principalmente para empresas de ramos com a construção e engenharia civil, que oferecem produtos de grande porte, como maquinários e grandes veículos, esse é um problema real. Muitas vezes, a estrutura física do evento não comporta a exposição de seus produtos, muito menos o seu funcionamento, limitando-o apenas à exposição visual através de material impresso ou audiovisual.

  • Impossibilidade de demonstração

    Muitas vezes o ambiente de uma feira comercial pode não ser o mais adequado para a exposição ou demonstração do funcionamento de um determinado produto. Por exemplo: como uma empresa que fornece equipamentos para manutenção de piscinas pode mostrar como funcionam os seus produtos sem a uma piscina? Em alguns casos, o espaço físico de uma feira comercial ou evento não comporta nem a exposição de um produto, mesmo que em uma escala reduzida e adaptada (miniatura).

  • Ambientação Inadequada

    Além da falta de espaço, às vezes, o ambiente de um evento não favorece a demonstração de um produto em específico. Por exemplo: uma empresa que fornece serviços e produtos voltados à área de segurança patrimonial não poderá mostrar a eficácia de suas câmeras de monitoramento com visão noturna em um galpão com forte iluminação.

  • Falta de tempo

    Existem diversos setores do mercado que dispõem de produtos que necessitam de tempo para atingir o seu pleno funcionamento. Muitas máquinas e equipamentos industriais necessitam de até mesmo horas para atingir o seu ápice de funcionamento e mostrar o seu potencial e diferencial entre os concorrentes. Em eventos e feiras comerciais, não há como fazer uma apresentação completa de produtos deste tipo ao público.

Como um simulador virtual pode solucionar estes problemas?

Imagine poder recriar virtualmente todo o ambiente necessário para uma apresentação fiel e em ótima performance de seu produto. Imagine uma empresa permitir que os seus clientes testem maquinários que naturalmente ocupariam todo o terreno do evento, apenas dentro da pequena área do estande.

Os sistemas de simulação virtual permitem que o seu produto seja demonstrado aos seus clientes, independente de quais sejam as adversidades físicas e temporais que um evento possa oferecer. Os simuladores são desenvolvidos de forma específica e particular de acordo com o perfil de cada empresa e de seus produtos, podendo oferecer uma experiência única e similar à realidade.

É importante ressaltar que o simulador não irá substituir o contato físico e real do cliente com o produto, mas certamente irá pesar de forma positiva no auxílio de sua decisão, quebrando umas das principais barreiras que o setor de marketing se depara ao lançar algo novo ao mercado.

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