O que é Realidade Aumentada para Treinamentos Corporativos

A inovação tecnológica tem mudado a maneira como utilizamos as ferramentas digitais para resolver problemas nas empresas. Uma dessas grandes promessas tecnológicas é a Realidade Aumentada!

Com o avanço dessa tecnologia, empresas estão revolucionando seus programas de capacitação proporcionando um treinamento eficaz com a ajuda da realidade aumentada.

O que é realidade aumentada (RA)

Realidade aumentada é a sobreposição de um conteúdo digital sobre o mundo físico, ampliando o significado das coisas. Tais conteúdos podem ser objetos interativos, elementos em 3D, uma instrução simples, ou apenas um link para um conteúdo totalmente digital.

Muitas vezes a realidade aumentada (AR ou RA) é confundida com Realidade Virtual (VR), ou mesmo com Mixed Reality (MR). Apesar de todos as tecnologias usarem conteúdos digitais, trata-se de abordagens distintas.
A tabela abaixo procura resumir o tipo de experiência, os dispositivos e formatos usados em cada uma das tecnologias.

ExperiênciaDispositivosExemplos
Virtual Reality (VR)Experiência totalmente digitalDiferentes tipos de óculos VR, com recursos distintosExperiências em 3D interativas ou vídeos em 360°
Augmented Reality (AR)Elementos digitais sobre a experiência do mundo realCelulares, tablets e óculos AR com projeções em sua lenteAplicativos que mostram objetos sobre marcadores e superfícies
Mixed Reality (MR)Experiência digital e real misturadasDiferentes tipos de óculos MR com câmerasReprodução da realidade dentro de um óculos MR

Como a RA pode ser utilizada no treinamento corporativo

Muitos guias e processos muitas vezes precisam ser consultados no ambiente onde o processo acontece. Esse é o caso de indústrias e processos com equipamentos e instrumentos, onde o operador precisa identificar uma situação e tomar a decisão correta para o processo.

Geralmente nesses casos, o operador conta com um livro ou guia para consultar. Mas e se ele pudesse acessar a informação no contexto onde o processo acontece? Essa é uma das aplicações da Realidade Aumentada.

Através de marcadores e outras formas de identificação, o operador pode trazer informações visuais e textuais sobre o processo que precisa executar, ter uma prévia em escala sobre o equipamento para ter certeza do que deve ser feito.

Outra situação pode ser sobre a manutenção de equipamentos, onde cada etapa do procedimento poderia ser assistida previamente através da realidade virtual, assim como procedimentos de lockout e tagout. parte poderia ser identificada a um conteúdo.

Exemplo de realidade aumentada na prática

Você ainda não conhece a realidade aumentada? Não tem problema. Nós preparamos um vídeo para você ver como essa tecnologia funciona na prática: assistir o vídeo!

A realidade aumentada pode ser uma grande aliada do treinamento corporativo e as possibilidades associadas com esta tecnologia são fascinantes. Ela está redefinindo a forma como vemos e interagimos com o mundo ao nosso redor e, considerando a importância do aprendizado off e online, agora, há soluções viáveis ​​que combinam ambos os mundos.

Descubra o tipo de Simulador indicado para seu treinamento