fbpx

Como funciona o treinamento com serious games?

Quando empresas precisam preparar melhor seus funcionários para diferentes desafios, muitos líderes acabam se perdendo sobre o formato adequado para o treinamento.

Cursos convencionais podem ajudar, mas as vezes não passam de um monte de informação com um teste no final. Essa forma de treinamento se mostra ineficaz em vários contextos profissionais, principalmente naqueles onde o comportamento, a percepção de contexto e o desenvolvimento de habilidades são mais necessárias.

Um formato de treinamento muito eficiente hoje em dia é o treinamento com serious games.

O que são serious games?

Serious games são jogos eletrônicos que têm como principal objetivo treinar pessoas – de vendedores de loja a operários e médicos – através de um ambiente virtual que imita a realidade e faz com que os jogadores pratiquem atividades para aprender.

Usando os mesmos princípios de interatividade e entretenimento encontrados em jogos eletrônicos tradicionais, os serious games são normalmente encomendados para o treinamento de funcionários e engajamento de equipes. Eles podem ser utilizados diversas vezes para promover a prática em diferentes grupos, e são contextualizados dentro das necessidades de cada empresa para melhorar resultados de aprendizado.

Aprendendo na prática

Por ajudar a treinar o comportamento ao invés de simplesmente sobrecarregar funcionários com informações que dificilmente serão aplicadas na prática, os serious games engajam mais os jogadores e, em situações reais, fazem com que se lembrem da maneira como agiram no jogo e apliquem os aprendizados.

Através da dinâmica criada dentro do game, os funcionários podem experimentar sem penalidades diferentes alternativas ao que fariam na vida real, aprendendo na prática com seus próprios erros, e tendo um maior conhecimento das consequências diretas dos seus atos em um cenário virtual para treinar o comportamento.

Os benefícios são ainda maiores para profissões em que o treinamento na vida real seria perigoso ou difícil de ser realizado: serious games permitem simular situações de risco como condutas médicas, manutenção de equipamentos pesados, e decisões em processos industriais que seriam perigosos se praticados no ambiente de trabalho. A diferença é que os games simulam processos reais, mas não ficam presos à realidade. Eles podem utilizar recursos como humor, exagero, repetição e escala para ressaltar o foco de aprendizado.

Nos jogos, as ações do jogador lidam com situações reais, mas com o apelo que reforça o aprendizado e fazem com que os jogadores trabalhem com práticas e não informações isoladas. É importante ter em mente que serious games não se tratam de jogos de pergunta e resposta, e funcionam de forma muito mais efetiva.

Os benefícios dos serious games

Entre os benefícios diretos do uso de serious games para treinamento de funcionários, selecionamos alguns mais importantes:

A ação do jogador é a raiz do aprendizado

game_pulverizador_rift_new_holland_14Ao contrário do que acontece em treinamentos tradicionais, nos quais o funcionário recebe inúmeras informações de forma passiva, os serious games exigem que os jogadores tomem atitudes, façam escolhas, a ajam para atingir objetivos. Os feedbacks imediatos dados pelo jogo fazem com que os jogadores entendam a realidade e imediatamente aprendam com seus erros.

O jogo cria um ambiente controlado

GSN_sebrae_LDP_img4Com regras bem definidas e metas estabelecidas, que imitam situações práticas do mundo real, os jogadores aprendem a entender as regras e os limites possíveis nas suas funções através de tentativa e erro. Eles também participam por vontade própria, o que torna o ambiente seguro e prazeroso, incentivando o treinamento de funcionários.

Resultados bem estabelecidos

insuonline_screen024Enquanto métodos tradicionais testam os funcionários com provas e perguntas de múltipla escolha a respeito dos temas abordados, os serious games conseguem dar resultados muito mais precisos. Dependendo do jogo em questão, é possível analisar a forma como o jogador realizou cada tarefa, e quais foram os resultados destas ações.

Serious Games podem ser usados mais de uma vez

game_pulverizador_rift_new_holland_02As empresas que usarem serious games para treinamentos específicos que devem acontecer mais de uma vez, muitas vezes podem reaproveitar o mesmo jogo. Uma das características fundamentais dos jogos é possuir uma condição de vitória e uma condição de derrota. Portanto, os jogos evitam o comportamento de funcionários que tentam burlar testes e avaliações, uma vez que exige o envolvimento da pessoa na atividade, ou seja, se o funcionário não se envolver não vai conseguir terminar o jogo.

Baixe o Ebook Saiba como usar Serious Games a favor do treinamento de profissionais

Baixe o Ebook e Saiba Como Analisar Um Jogo de Treinamento

Conheça o Simulador Virtual SGO: Baixe o Ebook Gratuito