fbpx

10 elementos dos games para gamificar o trabalho

Gamificar as atividades de trabalho pode ser uma ótima ferramenta de gestão, articulando processos, pessoas e ferramentas para melhorar indicadores de esforço e de resultado.

Com o foco em melhores resultados, muitas empresas estão adotando a gamificação como forma de promover o engajamento dos funcionários aos seus processos de trabalho. A gamificação tem como objetivo amplificar a experiência vivenciada pelo colaborador, aplicando os mesmos mecanismos utilizados nos jogos eletrônicos. Não se trata de um método novo, pois esse conceito pode ser reconhecido de vários lugares, de programas de pontos a medalhas em programas de escoteiros. A diferença é que a gamificação hoje ganhou o empurrão da tecnologia pra promover as características dos games de forma mais contundente.

A metodologia da gamificação aplica vários elementos presentes nos jogos, a seguir destacamos 10 desses elementos. Confira!

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
1

Programas de pontuação

2

Leaderboards

3

Colaboração interativa

4

Estimular a competitividade

5

Divulgação de méritos alcançados

6

Mudança de nível

7

Atualização de status em tempo real

8

Feedback instantâneo

9

Histórico de objetivos

10

Premiações

A Garthner Group, empresa americana líder no segmento de pesquisa e consultoria em tecnologia, divulgou um estudo que aponta a inserção da gamificação em aproximadamente 50% de todos os processos operacionais no mundo até o final de 2015. Além disso, o estudo revelou que 50% do público jovem, entre 13 e 33 anos, utiliza o mecanismo de games na prática cotidiana. Esse número corresponde a 25% da população mundial.

SERIOUS GAMES: POR QUE USÁ-LOS PARA TREINAR VENDEDORES?

Baixe o Ebook: Como Adotar Uma Plataforma de Gamificação

Baixe Gratuitamente o Ebook: Como Calcular o ROI De Um Simulador Virtual Para Seu Negócio