Treinamento sobre Suporte Básico de Vida com Simulação

O treinamento em todas as profissões é algo essencial para o aprendizado e aperfeiçoamento do profissional. E sendo da forma mais realista possível, agrega maior concentração e memorização dos que participam. Por isso, que os simuladores virtuais estão sendo, cada vez mais, utilizados em treinamentos das empresas, e na área médica também já está presente, permitindo que a pessoa realize todos os procedimentos de atendimento de forma virtual.

Desenvolvido pela Gestum/Oniria para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o aplicativo de Suporte Básico de Vida utiliza recursos em 3D para treinar equipes. O objetivo do aplicativo é simular os passos do atendimento de emergência e praticar os conceitos necessários no atendimento. O simulador tem por finalidade avaliar toda a ação que o usuário faz, ou seja, todos os cuidados nos detalhes do atendimento são avaliados pelo software, desde a postura correta, a identificação e posição de alguns passos, além do tempo de cada ação. A mobilização de pessoas, uso de materiais, encarecem esse tipo de treinamento, por isso o uso de um simulador didático é muito favorável nesse contexto.

Assista ao vídeo sobre o simulador

De acordo com Rodrigo Martins de Souza – Diretor de Marketing da Oniria, o treinamento virtual possibilita maior memorização, pois não é apenas uma aula visual, mas é onde a pessoa vai executar procedimentos e alguns passos para aprender melhor sobre a prática. Através do aplicativo o usuário precisa executar vários procedimentos de uma reanimação de um paciente virtual e isso gera maior envolvimento no aprendizado, explica.

Além da participação direta do usuário na prática, o aplicativo agrega outras vantagens significativas como trazer a tecnologia para perto da realidade, usando menos recursos financeiros do que teria que aplicar nos treinamentos convencionais com equipamentos e materiais. Através da tecnologia é possível ainda usar alguns recursos imersivos para praticar de fato conceitos do atendimento. Além da vantagem de poder distribuir esse treinamento em formato digital, que permite atender várias pessoas de maneira mais rápida, ágil, versátil e com segurança.

As características da solução utilizada no treinamento são:

  • Pode ser executado Tablets, para Android e iOS;
  • Funciona integrado com o ambiente LMS (Learning Management System) do cliente, ou seja, as ferramentas usadas por empresas para gestão do treinamento de funcionários;
  • Possui uma versão em HTML5-WebGL, permitindo executar diretamente em navegadores modernos e dentro do LMS.

A Oniria é reconhecida pela excelência de projetos e inovação. Com todo o controle tecnológico nacional, as soluções em Simulação Virtual e Gamificação da empresa atendem demandas que vão desde o aprendizado do processo e da perícia, até na melhoria do comportamento do operador em situações críticas. A empresa acompanha desde a identificação da necessidade, levantamento de informações até a concepção de cada etapa do atendimento para realizar um trabalho com eficiência e que garanta o melhor resultado esperado.

Quer saber como um simulador pode ajudar seu negócio? FALE CONOSCO

Leia Também: Saiba Como Usar SERIOUS GAMES a Favor do Treinamento de Profissionais