fbpx

Treinar operadores de máquinas pesadas sem limitações é possível?

Os equipamentos de linha amarela, também chamados de máquinas pesadas, são largamente utilizados em diversos segmentos da economia, tais como produção industrial, extrativismo mineral e obras de infraestrutura em geral.

Máquinas pesadas como escavadeiras, empilhadeiras e guindastes são essenciais para o funcionamento de várias atividades econômicas importantes e requerem operadores bem qualificados para garantir a eficiência e evitar riscos com acidentes que podem causar prejuízo para as organizações e meio ambiente.

Conheça algumas limitações no uso dos equipamentos reais para treinamento:

  • Risco de operação

    Com o equipamento real, nem sempre os alunos podem executar todos os comandos na sua plenitude, por questões de segurança.

  • Ambiente de operação

    Alguns equipamentos exigem ambiente apropriado para sua operação, porém tal ambiente pode não estar disponível e isso pode prejudicar a prática no treinamento.

  • Tempo para treinar

    O tempo dedicado à prática no equipamento pode ser limitado, seja pela quantidade de alunos ou tempo de disponibilidade da máquina.

  • Consumo e desgastes

    Aspectos como desgaste e consumo de insumos e combustíveis, pode limitar ou encarecer muito os treinamentos.

Simulação Virtual é a solução definitiva para treinamento

A prática leva a perfeição, um ditado bem conhecido e válido. Por essa razão, simuladores de máquinas pesadas superam as limitações do treinamento tradicional, pois reproduz um ambiente 3D controlado, que recria as condições para praticar as atividades profissionais utilizando os mesmos comandos do equipamento real. Imagine o ganho no treinamento quando um aluno já praticou diversas vezes a operação antes mesmo de entrar em contato com o equipamento real.

Conheça algumas vantagens de utilizar Simuladores Virtuais de máquinas pesadas:

  • Introdução à prática sem riscos

    Com um Simulador Virtual os alunos podem praticar exaustivamente a operação sem colocar em risco as pessoas, as instalações, o meio ambiente e o próprio equipamento.

  • Ambiente Simulado

    Em um ambiente simulado, é possível recriar o mesmo contexto de operação do equipamento real, ou seja, o aluno experimenta os mesmos desafios e sensações que irá encontrar no equipamento real.

  • Agilidade e praticidade

    A adoção de um ou mais Simuladores Virtuais permite que o treinamento seja mais ágil e que mais pessoas sejam treinadas, pois está integralmente dedicado ao treino e não está restrito a condições climáticas.

  • Sem consumos de materiais e manutenção

    Um Simulador não consome os mesmos insumos da máquina real, não exige uma manutenção intensa, e tem o custo global inferior ao respectivo equipamento.

É possível simular diferentes níveis de dificuldade, rodar o software de simulação em diversas plataformas e recriar situações e equipamentos simulados com as mesmas características dos reais!

A Oniria desenvolveu uma série de Simuladores Virtuais de máquinas pesadas, prontos para instalar e usar. Esses simuladores são do tipo Desktop (de mesa) e podem ser instalados em computadores convencionais com joysticks comuns para PC. Tais simuladores tem o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia por escolas técnicas e indústrias que desejam implantar treinamentos com simulação virtual. Podem ser licenciados por tempo com um preço bem acessível. Você encontra os Simuladores Oniria de Linha Amarela em nosso site exclusivo: https://simulators.oniria.com.br

Faça DOWNLOAD dos Simuladores de Linha Amarela

Saiba o que esperar de um treinamento na sua organização

Conheça Um Simulador de Guindaste Portuário