Como utilizar a gamificação para engajar colaboradores e atingir melhores resultados?

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Os resultados do negócio estão intimamente ligados ao engajamento da equipe. Quanto mais empenhados estiverem os profissionais, maior será a produtividade e também a qualidade do que é produzido. Neste sentido, os esforços dos líderes para promover o engajamento são sempre muito bem-vindos.

A boa notícia é que há muitas metodologias para que isso aconteça. Uma delas é a gamificação, ou seja, a aplicação de mecânicas e técnicas de design de jogos para envolver e motivar as pessoas a atingirem seus objetivos.

A seguir, veja 4 dicas de como utilizar a gamificação para engajar colaboradores e melhorar os resultados do seu negócio.

1 – Crie uma competição

A gamificação trabalha incentivando as pessoas a se envolver em comportamentos desejados, mostrando um caminho para a maestria, levando em conta a predisposição psicológica que todos temos para jogos.

Uma boa maneira de fazer isso é criar uma competição. É o que acontece quando a equipe comercial, por exemplo, define metas e cria premiações para que os vendedores as atinjam, ranqueando pelos indicadores de esforço ou pelos resultados com as vendas.

O mecanismo de competição reforça o engajamento dos vendedores na venda, pois eles também querem se destacar no grupo como excelentes profissionais. Isso pode ser feito em todos os departamentos. Quanto mais as pessoas se esforçarem para estar no topo da competição, melhores serão os resultados individuais, do grupo e, consequentemente, do negócio.

2 – Mostre os resultados e o esforços publicamente

A sensação de avançar de fase num jogo só não é mais compensadora do que ser reconhecido como um excelente jogador. Assim, quando os profissionais são reconhecidos publicamente pelos seus esforços e relacionado ao bom resultado da organização, a tendência é que eles mantenham o nível de trabalho e guie os demais.

Por isso, é importante, além de definir objetivos, também trabalhar o reconheciento das pessoas que alcançam os resultados esperados. Muitas vezes, mais do que receber uma recompensa, um bônus, ser reconhecido perante os colegas como um profissional que traz resultados pode ser mais estimulante.

3 – Incentive a colaboração

Os jogos executados em equipe costumam trazer mais emoção. Um jogador incentiva o outro e contribui para que todos desempenhem bem o seu papel. Todos vislumbram o resultado final, o resultado da equipe.

Por isso, é muito importante que, além das metas individuais, o time também tenha metas em equipe. Assim, o espírito de equipe é reforçado e todos caminham na mesma direção, objetivando o cumprimento das metas coletivas.

4 – Insira elementos lúdicos na competição

A gamificação costuma funcionar melhor quando há ludicidade. A competição precisa ser estimulante no sentido de vencer os desafios, mas também pela descontração proporcionada.

Trabalhe com nomes divertidos para a equipe, com símbolos que definam o atingimento das metas e com premiações simbólicas. Por exemplo, você pode criar uma competição baseada no cinema: os times podem ser chamados de Star Wars, Quarteto Fantástico etc; a premiação pode ser o Oscar de vendas (no caso do comercial) ou então a empresa pode oferecer ingressos para um filme.

Quanto mais relevante for essa metáfora para a equipe, mais as pessoas irão se envolver.

É importante trabalhar a psicologia por traz das atividades gamificadas e sempre lidar com os feedbacks positivos (pontos, emblemas, status, progressão etc.) para construir a motivação dos colaboradores.

5 – Utilize ferramentas para gamificar

Todo esse processo pode ser feito com recursos que estão disponíveis no escritório como papel e lapis, vai depender do nível de gamificação que se deseja fazer e do tempo e pessos dedicadas para operar esse mecanismo. A opção mais utilizada nos dias de hoje é a adoção de software como uma plataforma de gamificação para a empresa. A vantagem é a possibilidade de integrar os sitemas que a organização já utiliza à plataforma de gamificação. Dessa forma o CRM, sistema de gestão de projetos ou o ERP da empresa podem se comunicar com a plataforma de gamificação, facilitando a gestão e o balanceamento desse mecanismo.

A gamificação aumenta a percepção de capacidade dos profissionais, fazendo de tarefas difíceis desafios mais simples e divertidos.

Que tal gamificar atividades para tornar o trabalho mais leve e descontraído e, assim, melhorar os resultados do seu negócio?