3 aplicações do VR em treinamentos

Promover treinamentos práticos aos colaboradores sem colocar o patrimônio da empresa e a vida das pessoas em risco, hoje é um cenário possível a qualquer gestor graças as tecnologias que empregam a Realidade Virtual (VR) para capacitação.

A seguir, veja 3 aplicações da tecnologia VR em treinamentos profissionais e alguns benefícios dessa abordagem. Confira:

Redução de custos

Uma das grandes vantagens da simulação em Realidade Virtual é a de realizar treinamentos que seriam muito complexos e caros para praticados de outra forma. Esse é o caso de atividades de inspeção, manutenção ou processos onerosos. A disponibilidade do equipamento, custos de deslocamento, entre outros, são limitações da prática do treinamento com a situação real.

No exemplo do sistema de morteiro acima, o simulador agrega economia e segurança, pois reduz a mobilização de pessoal, consumo de materiais, desgastes e riscos reais na hora de aprender a utilizar equipamentos como armamentos e veículos utilizados pelo exército, marinha ou aeronáutica.

Praticar a percepção espacial

Uma das vantagens da Realidade Virtual em comparação com outros tipos de simuladores, é a imersão causada pelos óculos VR. Em trabalhos de operadores de equipamentos pesados, por exemplo, a noção de profundidade visual e o sentido de presença podem ser simuladores através da Realidade Virtual, agregando uma dimensão fundamental para o desenvolvimento da perícia nessas situações. Simuladores de Realidade Virtual podem ser usados para praticar a percepção de risco, podendo medir em software o comportamento das pessoas frente a situações de perigo no ambiente de trabalho.

Extrapolar limitações do mundo físico

Treinamentos práticos convencionais não conseguem praticar situações críticas ou que colocaria o profissional em situação de risco. Essa é uma das vantagens dos simuladores VR, pois permitem reproduzir situações de emergência, simular erros e mal funcionamentos sem comprometer a integridade física da pessoa. Portanto, simuladores virtuais conseguem ter um escopo de treinamento mais amplo, incluindo situações estressantes e de risco para melhorar o comportamento de profissionais e obter uma melhor capacidade de resposta, eficiência operacional, prevenção de acidentes e muito mais.

A Oniria é especializada no desenvolvimento de simuladores virtuais em VR, tendo desenvolvido uma plataforma de treinamentos VR chamada Virtua Workshop. Entre em contato e saiba mais.

Assista o Vídeo do SIMULADOR DIGGER DERRICK