Virtual Reality Training System no CSTM 2017

A realidade virtual para treinamentos é uma grande aliada para os processos de adestramento das forças armadas em todo mundo. Trata-se de uma tecnologia que agrega muita economia e segurança, pois reduz a mobilização de pessoal, consumo de materiais, desgastes e riscos reais na hora de aprender a utilizar equipamentos como armamentos e veículos utilizados pelo exército, marinha ou aeronáutica.

Esse é o caso do Ruag Cobra – VRTS apresentado pela RUAG e ONIRIA no CSTM 2017 – Conferência de Simulação e Tecnologia Militar, em Junho de 2017 no Quartel General do Exército Brasileiro.

O Simulador reproduz os procedimentos do RUAG Mortar System (sistema de morteiro) acoplado ao Blindado Gurani do exército brasileiro. No simulador é possível seguir procedimentos de operação do morteiro tendo a experiência e percepção do funcionamento do sistema.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a RUAG, fabricante do sistema de morteiro utilizando a tecnologia Virtua Workshop da ONIRIA. Trata-se de uma tecnologia que viabiliza converter equipamentos e procedimentos em realidade virtual.

“Treine como você combate”.

Esse é o slogan usado pela RUAG no evento para falar do simulador, que permite os visitantes terem uma experiência de uma missão, podendo se movimentar e manipular objetos com a tecnologia de realidade virtual oferecida pela Oniria.

O Virtua Workshop tem foco na prática, na execução de procedimentos e avaliação de desempenho. A solução é baseada em software, acessível em diferentes plataformas.

A interatividade e usabilidade do Virtua Workshop foi projetada para facilitar a execução de atividades práticas, considerando a movimentação e manipulação de componentes 3D, uso de ferramentas durante as etapas de treinamento, sons de feedback, entre outras.

VÍDEO: Saiba o que esperar de um TREINAMENTO na sua organização

O conceito de APRENDER FAZENDO em treinamentos

gamfiication

Por que PILOTOS de avião e F1 treinam em SIMULADORES?