5 Motivos para utilizar simuladores nos treinamentos de equipes

O treinamento prático tem sido uma estratégia de aprendizagem utilizada por décadas, mas, com o avanço das tecnologias, essa estratégia ganha um verdadeiro aliado: os simuladores virtuais. A abordagem prática dessa tecnologia agrega algumas vantagens e benefícios adicionais para o desempenho dos treinamentos nas empresas. Conheça alguns motivos para adotar a simulação virtual para treinamentos.

1. Reduz o desgaste de equipamentos

Muitos profissionais, por falta de experiência ou falta de conhecimento sobre o funcionamento correto dos modelos, podem executar funções de maneira equivocada gerando desgastes aos equipamentos. O treinamento excessivo e realizado por um grande grupo de colaboradores, mesmo que sem erros, também pode levar a exaustão das máquinas reduzindo a durabilidade delas.

Ao proporcionar um ambiente virtual para o treinamento dos colaboradores, você contribuirá para reduzir a manutenção e aumentar a vida útil do equipamento.

2. Diminui o tempo e custo do treinamento

Com os simuladores, os colaboradores podem praticar sem precisar se deslocar até o equipamento, podem realizar treinamentos independente de horário e disponibilidade do equipamento real.

O custo do treinamento também é reduzido pois diminui o tempo necessário com a máquina real. Além disso, não precisará cobrir custos como translado, combustível e outros insumos para treinar. Essa economia pode ser direcionada para o desenvolvimento de programas de formação mais eficazes e que beneficiam a organização.

3. Melhora a retenção de conhecimentos

Como diz o ditado: “A prática leva à perfeição”. Os simuladores virtuais possuem foco na prática, e por isso, os colaboradores tendem a reter melhor o aprendizado com essa experiência.

Por exemplo, se um aprendiz se depara com um simulador que reflete as suas atividades reais e permite testar as soluções de forma dinâmica, aprendendo com os próprios erros e acertos. Saiba mais no artigo: Por que a prática com simuladores virtuais leva à perfeição.

4. Neutraliza os riscos de acidentes

O treinamento prático dos colaboradores não precisa mais ser perigoso. Com a ajuda dos simuladores, a empresa pode explorar ao máximo os conhecimentos e habilidades dos aprendizes em ambientes virtuais com condições adversas, simulando situações de risco sem comprometer a integridade física das pessoas, das instalações e do próprio equipamento simulado.

Esse tipo de treinamento deixará os colaboradores mais preparados e aptos a tomarem decisões rápidas e seguras diante de situações de risco na vida real.

5. Gera mudança comportamental

A repetição é a chave para desenvolver a perícia e a mudança comportamental. Os simuladores possibilitam que os aprendizes explorem as consequências de suas ações, bem como testem caminhos alternativos que possam levar a resultados mais favoráveis.

Também podem repetir o treinamento infinitas vezes, com condições iguais ou não, e ter desafios maiores ou menores, de acordo com o desenvolvimento do nível de aprendizagem alcançado.

O retorno do investimento (ROI) sobre um treinamento aplicado com o uso de simuladores é rápido. Mas, para alcançar esses resultados, primeiro deve-se avaliar as necessidades reais dos colaboradores e da organização para aplicar o treinamento da forma mais adequada. Entre em contato com a Oniria e saiba como adotar um simulador para seu negócio.

Download do PDF: Capacitação Virtual, Ganhos Reais