Os problemas mais comuns na participação em um evento
As feiras e os eventos são ótimas oportunidades para iniciar contatos e relacionamento com o público de interesse. Além de serem ferramentas de apoio às ações de marketing, são uma forma de divulgar marca e posicionamento com excelente custo x benefício, alavancando as vendas. Porém, algumas dificuldades podem ocorrer para as empresas que participam desse tipo de evento, como:
- Atrair visitantes para o estande;
- Identificar o perfil do público-alvo do evento e converter seus visitantes em leads qualificados;
- Mostrar, de forma clara e atrativa, o diferencial do seu produto ou serviço.
Como vender mais em eventos
Para resolver esses problemas, diversas estratégias podem ser traçadas, como por exemplo:
- A divulgação segmentada e realizada com antecedência;
- Realizar campanhas com promoções, sorteios e brindes também ajuda a chamar atenção para o estande e a criar mailing com os contatos e informações do perfil dos visitantes;
- Investir no mobiliário e ambientação do estande também é importante para criar um espaço agradável e atrativo e para auxiliar na criação de uma experiência positiva dos visitantes com a marca, produto ou serviço;
- Treinar de forma efetiva a equipe que trabalhará no estande.
A demonstração do produto
Já quanto à demonstração dos diferenciais do produto, vale lembrar que nem todos são fáceis de demonstrar. Alguns problemas comuns podem ocorrer:
- Falta de espaço, pois o produto é grande demais para funcionar no evento;
- Dificuldade de demonstrar o produto em escala;
- Tempo de operação do produto dificulta a demonstração;
- Necessidade de ambiente adequado para operar o produto.
Uma das formas de solucionar esses problemas e ainda de criar uma experiência diferenciada, que agregue valor, é desenvolver um simulador do produto, por meio do qual se cria uma experiência fiel do produto real e se transcende as limitações que o espaço do evento impõe, podendo, assim, melhor demonstrar o produto e, ainda, oferecer um diferencial para o estande.
Vale lembrar que o simulador não substitui o contato com o produto real, mas ele influencia e auxilia a tomada de decisão do cliente, facilitando a negociação. Outra vantagem é que o simulador funciona como um sistema, podendo coletar o contato do público do estande de forma bastante simples e prática, para que se gere leads mais qualificados para as ações pós-evento e se possa dar continuidade ao relacionamento com o público de interesse.
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