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Simuladores virtuais auxiliam a comercialização de produtos difíceis de vender

Às vezes, o gerente de marketing de uma empresa tem um produto ou serviço de ótima qualidade, mas que apresenta dificuldades para de atrair clientes e vender. Alguns produtos são difíceis de vender porque os clientes precisam conhecer na prática como ele funciona. O problema é que nem sempre demonstrações são algo simples ou barato: esse é o caso de equipamentos, máquinas e sistemas que não podem ser vistos em ação tão facilmente.

Máquinas agrícolas, por exemplo, exigem uma colheita para serem vistas em ação. Guindastes e outros equipamentos pesados apresentam a mesma dificuldade – dificilmente um cliente poderia ter oportunidade de ver um guindaste transportando material pesado para testar o equipamento, e o diferencial de alguns produtos só pode ser visto na prática, quando estão em ação.

Como demonstrar produtos difíceis de vender?

Para resolver esse dilema, foram criados simuladores que possibilitam ao cliente conhecer o produto antes e depois da compra, melhorando a sua experiência com o mesmo. Além de melhorar a percepção do cliente sobre o valor do produto, os simuladores também tornam o treinamento mais eficiente, envolvente e menos oneroso.

A CASE-IH, por exemplo, lançou um simulador de operação de colhedoras de cana, A8000, desenvolvido pela ONIRIA. Uma colhedora é um produto difícil de demonstrar, pois o cliente só pode ter uma percepção mais clara de seus benefícios quando está em funcionamento, colhendo cana. Com a ajuda de um simulador de operação, é possível reproduzir com bastante fidelidade o funcionamento da máquina durante a colheita. Ele tem sido usado para treinamento dos operadores dessas máquinas, mas também pode ajudar os compradores a conhecerem melhor a colhedora.

Outro exemplo que recorreu à tecnologia dos simuladores virtuais é o Simmaq, um software para treinamento em programação de controladores (CLP) que possui ambientes virtuais com áudio e gráfico 3D realísticos, incluindo sensores e atuadores analógicos. Com ele, é possível movimentar-se livremente pelos ambientes e surpreender-se com a praticidade de um simulador virtual de máquinas completo, que proporciona capacitação profissional rápida e segura.

Para a empresa comercializar seus produtos difíceis de vender, torna-se muito mais fácil para o cliente visualizar sua eficiência com a ajuda dos simuladores. Com essa tecnologia, o cliente pode experimentar os diferenciais do produto ou serviço mais facilmente e se interessar pela compra mais rapidamente, agregando valor a ele.

Como funciona um simulador virtual?

Um Simulador Virtual geralmente é composto por um software 3D e um hardware. O software recria toda a operação do equipamento simulado e suas condições de funcionamento, enquanto o hardware pode incorporar diversos recursos imersivos conforme a necessidade do Simulador, podendo ter vibração, movimento do assento e sistemas de visualização avançados para dar realismo à simulação.

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