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A gamificação pode motivar seus funcionários e gerar engajamento

Quando os funcionários não veem significado no trabalho, as pessoas ficam desmotivadas e diminui o engajamento da equipe. Isso faz com que a eficiência e a produtividade sejam comprometidas, o que acaba afetando diretamente os resultados da empresa, momento em que a busca por uma solução se torna urgente e complicada.

Alguns negócios procuram maneiras de prevenir esse tipo de problema aplicando técnicas de gamificação para acompanhar a mudança de comportamento no trabalho em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais presentes e os funcionários estão sempre conectados. Mas você sabe o que é gamificação e como ela pode ajudar na sua empresa?

Nesse post você vai entender o conceito de games para negócios, e como eles podem ajudar na motivação, gestão, e treinamento de funcionários. Acompanhe!

O que é gamificação?

Gamificação é o uso de conceitos conhecidos de games para motivar pessoas em busca de um objetivo. A prática incentiva o uso de recompensas, feedbacks constantes, colaboração, e a conquista de status para engajar os participantes. Através de rankings, pontos e medalhas comuns em jogos – e até mesmo alguns aplicativos sociais que já usam a prática, como o Swarm – a gamificação busca fazer processos simples e corriqueiros se tornarem interessantes e divertidos.

O método que usa a motivação baseada em games já é bastante difundido na educação, e uma pesquisa da TalentLMS mostra que cerca de 80% dos estudantes afirmam que seriam mais produtivos se sua universidade ou instituição trabalhasse com conceitos de games. A mesma pesquisa ainda diz que quase 75% das pessoas entrevistadas jogam algum tipo de jogo digital, e mostra que o interesse dessa nova geração de funcionários pode crescer através da gamificação, sugerindo uma mudança de comportamento no trabalho.

Como funciona a gamificação na empresa?

Os conceitos mais simples de gamificação – como rankings e recompensas – já eram bastante aplicados em times de vendas, mas hoje existem inúmeras possibilidades de criar um ambiente gamificado em uma empresa. O principal objetivo de usar conceitos de games para negócios é criar engajamento, transformando processos que já são realizados na empresa em algo divertido e cativante, mas a idéia também auxilia na gestão ao facilitar indicadores de esforço e metas alcançadas.

O uso da gamificação para realizar treinamentos também é muito comum, e é uma forma simples de mudar o comportamento dos funcionários. Outra solução que agrega também ambientes digitais é o uso de Serious Games – ou games para negócios – onde são trabalhadas simulações e treinamentos virtuais.

O que você precisa saber para implantar a gamificação na sua empresa?

Existem algumas coisas que você precisa entender antes de implantar a gamificação na sua empresa, e é importante levar em conta os seguintes fatores para começar bem:

  • Quais são os pontos fracos da empresa?

    Antes de mais nada você precisa identificar os principais problemas da empresa: seus funcionários estão desmotivados? Houve queda de produtividade? Você notou que o engajamento da equipe não é mais o mesmo? Essas respostas são essenciais para poder começar o processo de gamificação.

  • Que objetivos você deseja atingir com a gamificação?

    Sabendo os principais pontos fracos da empresa, definir os objetivos da gamificação se torna uma tarefa fácil. Mas você precisa pensar em um plano do que deve ser feito para poder corrigir esses problemas: você quer incentivar o trabalho em equipe? Deseja gerar mais competitividade? Precisa qualificar mais funcionários?

  • Crie um plano e faça testes

    Com os objetivos bem definidos você pode elaborar um plano de como poderia passar essa experiência para os seus funcionários. O importante aqui é tentar entender o quanto o processo vai ser interessante e eficiente, por isso você vai precisar realizar alguns testes com grupos menores para poder avaliar os resultados.

  • Encontre uma empresa qualificada

    Desenvolver uma plataforma de gamificação é um processo que não é tão simples. São necessários conhecimentos de game design para conseguir criar engajamento e trazer bons resultados, por isso é interessante encontrar uma empresa qualificada que tenha conhecimento sobre desenvolvimento e treinamento de equipes. A Oniria tem essa experiência, e há mais de 10 anos trabalha com desenvolvimento de software e simuladores virtuais para melhorar treinamentos e engajar funcionários.

  • Alinhe o projeto com os ideais da empresa

    É importante lembrar que o projeto de gamificação deve estar sempre alinhado aos ideais da sua empresa. Isso faz com que o engajamento dos funcionários seja ainda maior, e que eles sintam familiaridade ao participar do processo.

  • Sempre trabalhe com feedback

    Um dos fatores mais importantes da gamificação é o uso constante de feedbacks. Assim, seus colaboradores vão saber se as ações que tomaram foram consideradas positivas ou negativas, de que forma eles podem melhorar, e podem se sentir mais abertos para aprender técnicas novas  e atingir melhores resultados.

  • Experimente a gamificação

    Com uma geração de funcionários que cresceu com jogos digitais, trabalhar a motivação baseada em games é uma alternativa que não é só efetiva, mas também interessante. Experimente aplicar a gamificação nos seus negócios para atingir melhores resultados.

Gamificação no trabalho em 3 passos