Como engajar colaboradores com a realidade virtual
A realidade virtual é um grande desejo dos gestores, principalmente para a aplicação de treinamentos nas empresas. Ela era vista em filmes e desenho como ficção científica e, mesmo que fosse possível utilizá-la, era um recurso muito caro, restringindo o uso somente as grandes empresas.
No entanto, tudo isso mudou e, hoje, a realidade virtual não é mais só ficção científica. Ela chegou para ficar e está mais acessível do que nunca, representando grande oportunidade para engajar os colaboradores com o negócio.
Ficou interessado? Descubra agora como você pode utilizar a realidade virtual para aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa:
Experiência na prática
Sabemos que o treinamento teórico é importante, mas ele apenas arranha a superfície. Ou seja, passa a base do conhecimento, mas não permite que o aprendiz teste as teorias aprendidas ou tenha alguma experiência real.
Se levar em consideração que muitas funções só podem ser bem aprendidas com a prática, a realidade virtual oferece vantagens que podem complementar o conhecimento aprendido na teoria. Melhor: pode cavar mais fundo e estimular a mudança comportamental dos aprendizes, aumentando a taxa de retenção do conhecimento.
Tudo isso apenas permitindo que o aprendiz coloque em prática tudo o que aprendeu na teoria.
Resultados proporcionados
Além de estimular a mudança comportamental e melhorar a taxa de retenção do conhecimento, a realidade virtual traz muitas outras vantagens. Confira algumas das principais:
Apesar de termos sido econômicos nessa lista, é bom lembrar que o pacote completo de benefícios só pode ser sentido se a estratégia for aplica de forma adequada às necessidades de treinamento de cada aprendiz.
Isso dependerá da contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e equipamentos de realidade virtual.
Equipamentos de realidade virtual
Cada empresa necessita de um tipo diferente de treinamento. Isso implica em avaliar fatores como segmento de atuação, máquinas e equipamentos que utiliza, necessidade de aprendizado dos colaboradores, etc.
Com base nessas informações, é possível definir uma estratégia que envolva o uso dos equipamentos certos de realidade virtual. Veja abaixo uma lista dos principais equipamentos: