fbpx

Como uma estratégia de gamificação pode melhorar os treinamentos da sua empresa?

É inegável o fato de que, nos últimos anos, a gamificação vem alterando significativamente a forma como as empresas promovem e realizam seus treinamentos. E o motivo para isto está acontecendo é simples. Por meio do design e da mecânica dos jogos, a gamificação envolve os indivíduos e os incentiva a mudar seus comportamentos, a desenvolver novas habilidades e a serem mais inovadores no ambiente corporativo.

Isto sem contar o fato de que, quando bem estabelecida, a estratégia de gamificação pode ajudar o departamento de RH (Recursos Humanos) a aumentar o interesse dos profissionais em relação aos treinamentos e a os preparem melhor para enfrentar os desafios impostos pelo mercado competitivo da atualidade. Não é à toa que um estudo feito pela Gartner estima que cerca de 40% das 1000 maiores empresas do mundo já implantaram uma estratégia de gamificação.

A seguir, mostraremos de que formas uma boa estratégia de gamificação ajuda a melhorar os programas de capacitação da sua empresa. Veja quais são elas:

  • Dando sentido ao programa de treinamento

    Quando os colaboradores então cientes acerca da importância do treinamento tanto para eles como para a empresa, e sabem que serão recompensados de alguma forma se participarem dele, então eles se transformam em participantes ativos, em vez de observadores passivos. E ao participarem de forma atenta, os profissionais absorvem o conteúdo de maneira mais eficaz e os guarda em sua memória por um longo prazo.

    Isso porque o cérebro deles associou o conhecimento adquirido à importância do treinamento e à experiência favorável que obtiveram com a gamificação. Isto evita que os colaboradores treinados esqueçam o conteúdo em poucos dias ou semanas e que a organização tenha prejuízos de tempo e recursos financeiros ao promover um programa de capacitação que não gerou valor algum para a equipe, nem para o negócio.

  • Engajando as pessoas no aprendizado

    Uma estratégia de gamificação torna o processo de aprendizagem interessante, emocionante e prazeroso. Tal processo pode encorajar os colaboradores a querem fazer as capacitações, a terminarem os cursos com mais dedicação, ou mesmo melhorar as notas finais do processo.

    A estratégia de gamificação pode contar com games e simuladores, os colaboradores também podem ver como suas escolhas resultam em recompensas ou consequências. Se eles não se saem bem em uma tarefa, então não são recompensados e não podem passar para a próxima. Esta estratégia, além de mostrar aos profissionais os resultados de suas ações, também os estimula a aprender o conteúdo de forma mais rápida – o que aumenta o engajamento no processo.

  • Oferecendo feedbacks instantâneos

    Games oferecem os colaboradores feedbacks instantâneos, positivos ou negativos, relacionados às suas ações. Isto os permite corrigir certos comportamentos inadequados e repetir determinados hábitos aceitáveis. Eles também acabam memorizando, quase que inconscientemente, aqueles comportamentos que os ajudam a resolver os problemas do jogo, a avançar os níveis e a obter feedbacks positivos.

    Graças à gamificação e ao sistema de feedback em tempo real, a empresa também pode fazer seus colaboradores desenvolverem habilidades específicas, como liderança, negociação, gestão de stress, entre muitas outras. E a combinação da ação física com a atenção mental no decorrer dos jogos melhora a capacidade de concentração e a visão espacial dos profissionais – que serão bastante utilizadas em sua vida real.

Viu só de quantas formas a estratégia de gamificação consegue tornar os treinamentos da sua empresa melhores e mais eficientes? Se você está pensando em adotar essa estratégia para envolver os profissionais em seus treinamentos, então não deixe de conhecer as soluções da Oniria, uma empresa especializada em gamificação que atende todas as necessidades de treinamento e desenvolvimento profissional do seu negócio.

Gamificação no trabalho em 3 passos

Baixe o Ebook: Como Adotar Uma Plataforma de Gamificação