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Como engajar colaboradores com a realidade virtual

A realidade virtual é um grande desejo dos gestores, principalmente para a aplicação de treinamentos nas empresas. Ela era vista em filmes e desenho como ficção científica e, mesmo que fosse possível utilizá-la, era um recurso muito caro, restringindo o uso somente as grandes empresas.

No entanto, tudo isso mudou e, hoje, a realidade virtual não é mais só ficção científica. Ela chegou para ficar e está mais acessível do que nunca, representando grande oportunidade para engajar os colaboradores com o negócio.

Ficou interessado? Descubra agora como você pode utilizar a realidade virtual para aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa:

Experiência na prática

Sabemos que o treinamento teórico é importante, mas ele apenas arranha a superfície. Ou seja, passa a base do conhecimento, mas não permite que o aprendiz teste as teorias aprendidas ou tenha alguma experiência real.

Se levar em consideração que muitas funções só podem ser bem aprendidas com a prática, a realidade virtual oferece vantagens que podem complementar o conhecimento aprendido na teoria. Melhor: pode cavar mais fundo e estimular a mudança comportamental dos aprendizes, aumentando a taxa de retenção do conhecimento.

Tudo isso apenas permitindo que o aprendiz coloque em prática tudo o que aprendeu na teoria.

Resultados proporcionados

Além de estimular a mudança comportamental e melhorar a taxa de retenção do conhecimento, a realidade virtual traz muitas outras vantagens. Confira algumas das principais:

  • Economiza combustível e materiais utilizados em um treinamento com máquinas reais;

  • Elimina o risco de acidentes em treinamentos com máquinas reais;

  • Não há grande necessidade de mobilização de pessoal;

  • Trabalha a eficiência em perícia nos colaboradores;

  • Preserva o patrimônio da empresa.

Apesar de termos sido econômicos nessa lista, é bom lembrar que o pacote completo de benefícios só pode ser sentido se a estratégia for aplica de forma adequada às necessidades de treinamento de cada aprendiz.

Isso dependerá da contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e equipamentos de realidade virtual.

Equipamentos de realidade virtual

Cada empresa necessita de um tipo diferente de treinamento. Isso implica em avaliar fatores como segmento de atuação, máquinas e equipamentos que utiliza, necessidade de aprendizado dos colaboradores, etc.

Com base nessas informações, é possível definir uma estratégia que envolva o uso dos equipamentos certos de realidade virtual. Veja abaixo uma lista dos principais equipamentos:

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Cardboard (óculos de realidade virtual feito de papelão para servir de apoio a um smartphone);

Gear VR (óculos de realidade virtual que se integra a smartphones para melhorar a experiência do usuário);

Oculus RIFT (óculos de realidade virtual desenvolvido exclusivamente para o uso em jogos eletrônicos);

HTC VIVE (óculos de realidade virtual acompanhado de controladores de mãos).

Além disso, equipamentos que simulam painéis, volantes, alavancas, pedais e botões podem complementar os óculos, oferecendo um grau ainda mais imersivo ao treinamento com realidade virtual.

Como dissemos, o sucesso dessa estratégia de treinamento dependerá inteiramente da parceria com uma empresa que possua um alto grau de know-how no assunto.

Nesse caso, a Oniria atende bem todos os requisitos, pois tem grande experiência no ramo, disponibilizando os equipamentos e softwares mais adequados para atender às necessidades específicas dos treinamentos corporativos.

E você, já usa a realidade virtual para engajar os colaboradores? Entre em contato com a gente agora mesmo e veja como podemos ajudar!

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