Como ensinar um colaborador a superar desafios

Em um ambiente cada vez mais dinâmico e com colaboradores ansiosos por reconhecimento, os métodos de treinamento convencionais já não surtem tanto efeito. O problema talvez esteja no engajamento proporcionado. Mas hoje, trazemos uma solução interessante para a sua empresa.

Muitos treinamentos são focados em entregar um conteúdo objetivo, tornando os colaboradores meros robôs executores de tarefas. Isso limita a capacidade do pensamento e impede que aprendam a resolver desafios sozinhos. Dessa forma, a empresa perde a chance de ter visionários e contar com ideias inovadoras, que contribuiriam para a sua evolução.

Ao invés disso, os treinamentos devem ser focados em questões subjetivas. Levantar hipóteses e despertar a curiosidade pode tornar o aprendizado mais estimulante e formar verdadeiros pensadores do negócio. A ideia é usar a curiosidade para que eles criem novas questões e iscutam ideias para encontrarem uma solução que deve ser testada.

Melhor do que isso, a sua empresa deve contar com ferramentas, como os serious games, para levar o treinamento para além do teórico e estimular o teste prático das questões levantadas. Vamos explicar como você pode aliar essa ideia de treinamento com os serious games para obter um aprendizado mais focado na superação de desafios. Confira!

Jogos exigem decisão no treinamento

No quesito curiosidade, os jogos de treinamento estimulam a exploração do novo, a busca por alternativas e a tentativa e erro de métodos e estratégias por conta própria.

Ou seja, o aprendiz tem a chance de testar na prática as ideias que tem, tomando suas próprias decisões, com o intuito de vencer um ou mais desafios propostos e avaliar os resultados alcançados com elas. A curiosidade aplicada no treinamento leva a novas descobertas e os resultados podem ter uma melhora contínua.

Jogos possuem fases, tensão e feedback

Podemos dizer que a curiosidade e as tentativas de soluções testadas são apenas a primeira fase do treinamento com serious games. No entanto, as fases posteriores são mais focadas no questionamento das decisões tomadas, feedbacks e mais uma roda de testes práticos.

Em cada ciclo, os jogos estimulam o aprendiz a agir e questionar suas próprias decisões, promovendo um conhecimento mais aprofundado e contínuo. De modo geral, enquanto a fase inicial dos serious games provoca a curiosidade do aprendiz, as fases subsequentes permitem o levantamento de questões, avaliando resultados obtidos em cada ciclo do treinamento.

Games conduzem à ação

Os games são uma forma de trazer todo o conhecimento teórico aplicado para o mundo real. Além de ser mais motivador, é empolgante e estimula a superação de desafios, resultando em um engajamento bem acima da média, se comparado com um treinamento aplicado apenas com conteúdos teóricos e objetivos.

O método de treinamento subjetivo (despertar a curiosidade e levantar questões) ganha um aliado importante para potencializar o aprendizado e você deve utilizá-lo para tornar o pensamento em realidade.

Quer ter colaboradores visionários trazendo inovações para o seu negócio? Então, é bom pensar nisso.

Aproveite para descobrir mais sobre como os jogos de treinamento motivam os aprendizes!

CONHECIMENTOS EXPLÍCITO E TÁCITO: POR QUE OS COLABORADORES PRECISAM ADQUIRI-LOS?

SIMULAÇÃO VIRTUAL E TREINAMENTO: COMO MELHORAR A HABILIDADE DOS COLABORADORES

Ebook: Saiba como usar Serious Games a favor do TREINAMENTO profissional