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Por que você deve utilizar a gamificação para engajar sua equipe?

A ineficiência e a baixa produtividade da equipe de trabalho pode ser um forte indício de falta de engajamento. E você se engana se acha que isso esteja ocorrendo somente no seu negócio. Independentemente do porte, muitas empresas sofrem para manter uma equipe engajada.

Por meio da metodologia de Gamificação, muitos gestores estão retomando o apoio dos colaboradores e vendo a empresa recuperar o ritmo de crescimento.

A Gamificação contribui para tornar o ambiente de trabalho mais prazeroso, melhorando o envolvimento e a motivação dos colaboradores em busca de um objetivo em comum.

Se você ainda não conhece essa metodologia, descubra agora os motivos para utilizá-la e como aplicá-la em sua empresa:

1. O que é Gamificação

Gamificação é um processo que envolve a utilização dos elementos de games para resolver problemas do dia a dia que dependem do engajamento das pessoas. No trabalho, a Gamificação favorece um tipo de incentivo motivacional que não é baseado na recompensa, mas sim em reconhecimento e significado pessoal.

2. Por que você deve utilizar a Gamificação para engajar o seu time

A fim de compreender o impacto que a Gamificação agregará no engajamento e motivação dos colaboradores, você precisa entender como e por que ela funciona.

O novo perfil de trabalhadores é extremamente engajado com o mundo digital e adora jogar games. Por outro lado, a maioria das empresas possui tarefas e processos desestimulantes, tornando o trabalho entediante.

No entanto, para reduzir os índices de desmotivação, turnover (rotatividade) e, consequentemente, a queda de produção, as empresas estão mudando seus estilos de trabalho com ajuda da Gamificação e melhorando o nível de engajamento dos colaboradores.

Isso acontece porque o resultado do trabalho passa a ter um feedback amigável sobre a ação do colaborador, fazendo ele entender melhor as consequências do seu desempenho e se envolver mais, assim como em um jogo.

Por exemplo: Digamos que um vendedor precise ativar 04 contatos por dia, porém ele tem atingido apenas 02 em média. Uma estratégia de Gamificação pode ajudar os vendedores atingirem seus 04 contatos diários. Entre em contato com a ONIRIA para entender como isso é possível!

A Gamificação tem provado ser muito bem-sucedida em envolver as pessoas e motivá-las a mudar comportamentos, desenvolver habilidades e resolver problemas crônicos do negócio.

3. Como engajar a equipe por meio da Gamificação

A Gamificação é uma estratégia, ou seja, uma forma de conseguir um objetivo. Portanto, antes de pensar em um projeto de Gamificação é preciso ter bem claro qual o objetivo de negócio que tal estratégia irá contribuir.

Tal objetivo geralmente tem a ver com a melhora de um indicador da empresa que está diretamente associado à ação das pessoas, por exemplo:

  • Aumento de propostas comerciais;

  • Redução de consumo de insumos;

  • Melhorar a produtividade da equipe;

  • Diminuir a taxa de retrabalho, etc.

Tendo isso, um projeto de Gamificação irá propor uma solução para articular as pessoas, os processos e as ferramentas necessárias para cumprir os objetivos.

Para articular esses 03 recursos a estratégia de Gamificação, geralmente, envolve adotar novas tecnologias (apps, software, sites, etc), ou fazer integrações com os softwares que a organização já utiliza.

Para essa finalidade a Oniria desenvolveu a plataforma OGE – Oniria Gamification Engine: Um serviço em nuvem para articular diferentes soluções na hora de implementar uma estratégia de Gamificação nos seus clientes.

Gamificação no trabalho. Por onde começar?

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