Questões que treinamentos precisam resolver nas empresas

Hoje, mais do que nunca, a necessidade de se treinar os colaboradores se tornou essencial para o sucesso nas empresas. É fundamental em um mercado altamente competitivo que os funcionários estejam integrados nos processos da empresa, sabendo exatamente o que e como executar o seu trabalho, mantendo a cultura organizacional.

A troca constante de pessoas (turnover) é um fato comum em vários tipos de negócios, fazendo o papel do treinamento fundamental para manter a empresa funcionando sem perder a qualidade e o rendimento.

Nesse sentido, destacamos 07 questões que os treinamentos hoje em dia precisam responder para atender bem as demandas nas empresas:

1 – Treinamentos precisam ter custos reduzidos

01Certos treinamentos podem ficar muito caros ao serem escalados para todos os colaboradores. Para que sejam aplicados de forma que não aumentem os custos proporcionalmente, há soluções como Serious Games e Simuladores Virtuais.

Os Serious Games permitem que os usuários possam adquirir e praticar habilidades jogando, são materiais altamente reutilizáveis e podem ser distribuídos digitalmente para um grande número de pessoas.

Já um Simulador Virtual, onde o uso de tecnologia imersiva permite praticar situações reais em um ambiente virtual, evitando desgastes, consumo de combustível, uso de equipamento real para treinar, que muitas vezes seria caro e demorado.

2 – Capacitação com total segurança

segurançaSeja na operação de equipamentos pesados, ou em decisões gerenciais no escritório, a falha humana pode causar sérios prejuízos para a empresa. Por esse motivo é melhor deixar o funcionário errar em um ambiente virtual antes de ir para o mundo real.

O uso de um Simulador Virtual, por exemplo, não há riscos de causar um acidente, prejudicando o patrimônio da empresa e até de terceiros, além do risco de vidas humanas. Já em um game de treinamento, um gestor pode tomar decisões muito erradas, sem prejuízo à organização. Isso é possível pois o treinamento acontece em um ambiente virtual controlado e não no dia a dia.

3 – Aprendizado prático

02Treinamentos hoje em dia não podem ficar só na teoria. Estudos confiram que aprendemos melhor quando realizamos ações, por isso o uso de Serious Games e Simuladores Virtuais levam vantagem sobre outros tipos de treinamento.

Em um Simulador Virtual, o aluno tem uma experiência muito próxima do que ele irá encontrar na realidade, fazendo ele ganhar perícia sobre operações com equipamento e consequentemente melhorar sua produtividade.

Já em um Serious Game é possível praticar comportamentos e habilidades conhecidas como “soft-skills”, que são o conjunto de traços pessoais, de comunicação, linguagem, liderança, que caracterizam as relações com outras pessoas.

4 – O treinamento precisa ser escalável

custoVocê pode usar o melhor treinamento do mundo, porém os custos de escalar isso para muitas pessoas pode ficar excessivo no caso de treinamentos presenciais, pois envolvem custos com translado, mobilização de pessoas, agendamentos, entre outros fatores. As vezes o treinamento presencial é essencial e inevitável, pois com certeza ele tem seu valor. Contudo, podemos reduzir a quantidade de horas presenciais utilizando games e simuladores.

Os games podem adotar mecânicas que respeitam os horários de cada aprendiz, podendo ser realizado de pouco em pouco, evoluindo fases e estágios. Pode ser usado em celulares, para ser jogado no caminho de volta ao escritório, um pouquinho a cada dia, no elevador.

Já os simuladores evitam ter que se deslocar até um equipamento para treinar, várias pessoas podem usar de forma mais ágil a mesma estação de simulação. Simuladores podem vir com tutores virtuais, que ensinam e avaliam o passo a passo de uma operação. Veja o resultado de um Simulador Virtual de Colhedora de Cana.

5 – Aprendizagem de fato

03Treinamentos precisam ser eficientes, ou seja, saber que as pessoas realmente retêm o conteúdo. Geralmente são feitas avaliações para descobrir se alguém sabe algo. Mas no caso de simuladores e jogos eletrônicos, isso ganha outra dimensão.

Estudos mostram que o aprendizado com um Simulador Virtual pode ser até 3 vezes superior, pois atingem níveis de 78% de retenção do conteúdo, comparado com outros métodos.

Em se tratando de Serious Games, por exemplo, o usuário consegue concluir o jogo apenas se tiver aprendido a lição que o software foi programado para transmitir. Sem o aprendizado não há possibilidade de finalização do game.

6 – Indicadores de performance

medidaO que não se mede, não se conhece. Este é um lema levado cada vez mais a sério no mundo dos treinamentos. Portanto sabe se os treinamentos tiveram impacto e se a aprendizagem ocorreu envolve trabalhar com indicadores de performance.

Neste caso a plataforma digital dos Games e dos Simuladores levam vantagem, pois são perfeitamente aderentes a plataformas de gestão de talentos e LMS. Um grande diferencial para simuladores e games é a possibilidade de medir não apenas se o candidato passou na prova, mas conseguir medir o comportamento, onde estão os gargalos, medir o comportamento do usuário e verificar o que ele está e o que não está aprendendo.

Simuladores Virtuais, por exemplo, podem chegar a utilizar recursos de bio-feeback, ou seja, que medem a resposta fisiológica do aluno frente a situações de risco, procedimentos de segurança, fobias, entre outros. Esta técnica permite que o profissional se conheça melhor frente a situações críticas.

7 – Agilidade no aprendizado

04O mundo hoje é ágil e o aprendizado precisa ser ágil. Esperar uma janela no calendário para realizar o treinamento, ou esperar um equipamento ficar disponível para treinar, reunir todos os funcionários em um mesmo ambiente pode desperdiçar um tempo precioso da empresa.

Assista ao vídeo sobre o Simulador de manutenção do Blindado Gurani