fbpx

Você sabia que a simulação virtual melhora o aprendizado?

Estudos comprovam que uma experiência interativa é até 3 vezes mais eficiente que métodos tradicionais de aprendizado!

Como repor uma “mão de obra” qualificada e experiente, sem perder a qualidade do serviço, ao mesmo tempo inovando, tornando sistemas complexos fáceis de usar e reduzindo custos altos em métodos mais simples e econômicos?

O aprendizado com simuladores virtuais possui a resposta para esta pergunta.

Apesar da metodologia de treinamento teórico combinado a exemplos práticos realizados diretamente em equipamentos seja a forma de treinamento mais utilizada, nem sempre é viável, devido aos custos elevados, riscos de acidentes, mais possibilidade de quebra/desgaste dos equipamentos, entre outros fatores. Por isso, estudiosos defendem que a metodologia mais eficiente disponível é o simulador de realidade virtual, que proporciona a capacitação de operadores de forma rápida, eficiente e com baixos custos, além de evitar acidentes, mobilização e quebra de equipamentos. Muitos acidentes industriais acontecem por motivos de irregularidade no equipamento mau uso de equipamentos, manuseio, ou descuido em procedimentos de segurança. O simulador é uma forma de evitar que estes acidentes aconteçam durante o treinamento, de forma que a simulação permite que se erre e pratique a reação dos operadores mesmo em situações de emergência e alto risco, aplica os mesmos processos de um treinamento real, mas com erros e consequências não físicas, estimulando o operador à proporcionando uma aprendizagem plena, de menor custo e segura.

Aprendizado com Simulação

Segundo estudos da NTL Institute for Applied Behavioral Science  – Simulação representa um percentual de 78% no nível de fixação de aprendizado e um dos métodos mais rápidos para a competência.

NTL

Estudos realizados na Suécia comprovaram a eficiência do simulador virtual submetendo 2 grupos de operadores de máquinas, sendo que o grupo 1 recebeu treinamento de 10h no simulador virtual e 20h na máquina, enquanto o grupo 2 recebeu treinamento de 100h na máquina em situação real de campo. Em seguida, ambos os grupos foram reavaliados, e os resultados indicaram que os dois grupos alcançaram o mesmo rendimento e qualidade no trabalho.

Com tantos benefícios envolvidos, as empresas têm se interessado cada vez mais em desenvolver simuladores customizados para aumentar a eficiência e diminuir os custos, tempo, desgaste de equipamentos e reposição de colaboradores experientes nas organizações. São vários os benefícios e prevenção de acidentes que a simulação virtual pode trazer!

Referências:
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/cienciaflorestal/article/view/1772/1038
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-67622008000200012&script=sci_arttext

Baixe o Ebook APRENDA COMO SE PREPARAR PARA IMPLANTAR UM SIMULADOR

Assista o Vídeo do SIMULADOR DIGGER DERRICK