Saiba como manter sua equipe qualificada

Manter uma equipe qualificada não é fácil. O mercado está cada vez mais restrito para empresas com baixa produtividade, onde treinamentos convencionais como palestras e aulas expositivas muitas vezes acabam não gerando o resultado esperado, desperdiçando tempo e dinheiro da sua empresa.

Mas existem tecnologias para treinamentos que podem ajudar você a manter seu time capacitado e produtivo. Simuladores Virtuais e Serious Games (Jogos de Treinamento) podem ser ótimas soluções, por isso juntamos algumas dicas do que você pode fazer para ter uma equipe sempre qualificada. Confira.

O treinamento de equipes é essencial

Seus funcionários precisam estar com o treinamento sempre em dia para conseguir realizar tarefas e operar máquinas de maneira eficiente e segura, manter relações de trabalho efetivas, e continuar alinhados aos objetivos da empresa. Esse processo é essencial em qualquer área de atuação, e é interessante prestar atenção em alguns fatores antes de começar.

Para que o treinamento de equipes seja mais efetivo, você deve analisar:

As principais dificuldades da empresa:

Quais são os principais problemas? Os equipamentos exigem muita manutenção? A produtividade está baixa? Você precisa investir em novas tecnologias?

As principais dificuldades dos funcionários:

Acontecem muitos acidentes? Os métodos usados não são produtivos? A motivação caiu? A comunicação entre os colaboradores é ruim?

Sabendo essas respostas, você consegue encontrar formas de resolver esses problemas e criar treinamentos de acordo com as suas necessidades. Existem formas de treinamento de equipes mais baratas do que métodos tradicionais e que conseguem aumentar a produtividade e fazer com que os colaboradores saibam como lidar com equipamentos e novas tecnologias. Veja abaixo:

3 DICAS PARA MELHORAR O TREINAMENTO NA SUA EMPRESA

1 – Sua equipe deve ter os mesmos objetivos da empresa

Manter a equipe alinhada com os objetivos da empresa é essencial para manter os funcionários motivados, fazer com que eles trabalhem com vontade e busquem sempre a excelência em todos os processos. Os colaboradores precisam estar cientes do seu papel nos projetos e o que é esperado deles.

Tendo isso em mente, fica muito mais fácil conseguir passar as informações necessárias e preparar treinamentos de capacitação para que o time saiba como agir no dia a dia.

2 – O comportamento certo é mais seguro e produtivo

Outro ponto extremamente importante no treinamento de equipes é fazer com que eles saibam como se comportar no trabalho. Tarefas que envolvem equipamentos complicados e caros podem se tornar um grande problema de segurança e investimento caso ocorram acidentes, e o comportamento certo dos funcionários em um ambiente de trabalho como este faz com que as tarefas sejam otimizadas.

Mas criar um treinamento no ambiente de trabalho real pode ser caro e perigoso, por isso uma boa solução é investir em um simulador virtual. Esse tipo de treinamento consegue dar a imersão necessária para que os colaboradores adquiram perícia e tenham uma noção real de como reagir em situações de emergência, o que fazer em caso de problemas no ambiente de trabalho sem encarar situações de risco real como equipamentos pesados, substâncias contaminantes, risco de vida humana, etc.

Outra solução que se mostra eficiente é o uso de serious games, os famosos jogos de treinamento. Nesse caso, os funcionários são treinados através da prática constante no jogo, fazendo com que o aprendizado seja vivenciado pela pessoa e a capacitação seja melhor assimilada.

3 – Treine competências técnicas

Mesmo em ambientes corporativos que não trabalham com maquinários pesados, os serious games podem ajudar no treinamento dos funcionários em práticas mais simples como: saber lidar com clientes, aprender padrões seguros de como reagir em determinadas situações e como tomar decisões alinhadas às estratégias da empresa.

Dessa forma, é possível capacitar funcionários usando um ensino mais sistemático, padronizado, que não depende tanto de investimentos constantes em profissionais especializados – que podem custar caro – e evitar custos de manutenção por uso indevido de maquinário pesado durante o treinamento.

Ebook Gratuito: Treinamento de Colheita Mecanizada Com Simulador de Cana CASE-IH