Simulação Virtual reduz custo de treinamento em 62%

A Revista M&T (Manutenção e Treinamento) divulgou na matéria: Capacitação Virtual, Ganhos Reais, alguns casos de empresas que utilizaram a realidade virtual no treinamento de operadores de máquinas pesadas. Destaque para a redução de custos que um simulador virtual pode proporcional para os negócios.

No caso apresentado, a empresa obteve uma redução no tempo de treinamento na ordem de 20%. Considerando aspectos como custo com as pessoas, uso de equipamentos, recursos para o treinamento e sua logística, a comparação entre um treinamento utilizando simuladores virtuais com treinamentos feitos com a máquina real, os simuladores apresentaram uma redução no custo de 62% por turma de treinamento.

Além das vantagens no próprio processo de treinamento, os cenários de treinamento com simulação virtual permitem que os alunos pratiquem situações críticas e de risco, cometam erros e aprendam com eles. Dessa forma, a produtividade da operação real com as máquinas também foi melhorada, alcançando uma redução no tempo de utilização das máquinas reais na ordem de 75%. Isso significa menor consumo de combustível, menos desgastes e ganhos de prazo.

Leia na íntegra a matéria da revista no PDF disponível no link abaixo:

Download do PDF: Capacitação Virtual, Ganhos Reais