5 Tecnologias de treinamento que você ainda vai usar

Não podemos prever, com total certeza, o que o futuro da tecnologia de treinamento reserva para as empresas. Por enquanto, o que já se sabe é que esse futuro já começa a aparecer no horizonte.

Uma prova disso é a crescente popularidade das novas tecnologias, como gamificação, simuladores virtuais e aprendizagem adaptativa, que está gerando resultados fantásticos para as empresas. Confira quais são elas:

REALIDADE VIRTUAL

A realidade virtual (VR) já é uma realidade. A capacidade de criar treinamentos práticos em um mundo virtual, permite economizar tempo e recursos em áreas como manutenção, percepção de risco e diversos outros cenários, como no Virtua Workshop. Trata-se de uma tecnologia que traz maior imersão e mais engajamento para os treinamentos corporativos.

GAMIFICAÇÃO

A Gamificação pode ser aplicada em diferentes processos de uma empresa, como vendas e fidelização de clientes. Trata-se de fazer uma rotina profissional ficar parecida com um jogo. Nos programas de treinamento das empresas, a Gamificação pode aplicar formatos bem diferentes do convencional, utlizando narrativas, interatividade e desafios para fazer as pessoas participarem de capacitação com maior engajamento.

DISPOSITIVOS MÓVEIS

Não é de hoje que os dispositivos móveis (mobile) estão mudando tudo, mas têm sido pouco explorados nos programas de treinamento.

Geralmente, tais dispositivos são usados apenas como um novo ponto de acesso para acessar conteúdos de cursos EAD. Contudo, o potencial é bem maior que isso.

A tecnologia mobile permite uma nova forma de interagir, podendo trazer treinamentos de forma contextual com o GPS e Realidade Aumentada (AR), utilizar alertas de notificações push e criar uma rede de comunicação entre os colaboradores.

SIMULAÇÃO VIRTUAL

A Simulação Virtual é uma tecnologia que expõe o colaborador a uma situação muito próxima a da realidade, fazendo as pessoas praticarem processos, desenvolverem perícia e inteligência comportamental para lidar com situações estressantes.

Se no passado a Simulação Virtual era restrita a poucos negócios, hoje em dia ela se tornou essencial para promover produtividade e segurança no trabalho em diferentes segmentos.

APRENDIZAGEM ADAPTATIVA

Cada colaborador aprende de uma forma diferente, e num ritmo distinto. O sistema de aprendizagem adaptativa é uma tecnologia que entrega o conteúdo ideal para cada profissional, com base em seus conhecimentos sobre o assunto, suas necessidades e seus pontos fortes e fracos. Neste caso, é o conteúdo que se adapta ao colaborador, e não ao contrário, como acontece nos treinamentos tradicionais.

Como usar tudo isso…

As novas tecnologias geram muito entusiasmo, mas também muita confusão na hora de adotá-las nos negócios. Por isso é importante contar com fornecedores que além experiência nos temas, possam ajudá-lo a interpretar sua realidade para trazer a tecnologia para o contexto certo. Veja alguns casos de sucesso e inspire-se!

Baixe o Ebook e Saiba Como Analisar Um Jogo de Treinamento