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Como fazer vendedores conhecerem o produto que vendem

Vendedores

Vendedores que não conhecem o produto que vendem não têm muito sucesso em convencer seus clientes, concorda? Afinal, como ele pode apresentar bons argumentos ou defender o produto se ele não sabe do que está falando?

Ele pode até ter um discurso pronto e decorar as características mais importantes acerca do produto – mas os clientes percebem o improviso…

A falta de domínio faz com que o profissional fique inseguro durante o processo de venda. Isso prejudica a negociação e reflete negativamente no negócio.

É então que fica claro que há um desafio que deve ser ultrapassado por todo gestor de equipe que pretende alcançar bons resultados: garantir que a equipe saiba articular as vantagens, os benefícios e as características do produto com o contexto do cliente.

É preciso conhecer para vender?

Com certeza! Este conhecimento sempre foi importante, mas hoje em dia vai além de decorar uma tabela de características. Isso porque as pessoas possuem muito aceso à informação, então se o vendedor não souber reconhecer as necessides do cliente e fazer uma conexão com o produto que vende, será muito difícil ter a atenção do cliente.

Quando o cliente fala com o vendedor, muitas vezes já fez a sua pesquisa online. Leu resenhas sobre o produto e conhece algumas das suas características técnicas. Se o vendedor souber menos que o cliente, pode ser até constrangedor. 

Assim, a falta de domínio sobre o produto a ser vendido influencia negativamente na performance do vendedor, que vai ficando cada vez mais desestimulado. Isso prejudica o profissional e a empresa. É responsabilidade do gestor pensar em uma solução para contornar o problema.

O ideal é que a equipe seja treinada para conhecer bem os produtos e a própria empresa. Também é necessário que todos pratiquem aptidões importantes, como a habilidade de comunicação e a percepção das necessidades do consumidor, de forma a moldar seus argumentos, atrair e conquistar de forma personalizada.

No entanto, na rotina de uma empresa, é quase impossível colocar toda uma equipe em uma sala de aula. É preciso um alto investimento de tempo e dinheiro. Ainda assim, o resultado nem sempre é tão eficiente quanto a direção espera. Mas se o conhecimento é tão importante, é fundamental encontrar uma maneira de encaixar o treinamento na agenda lotada do time de vendas, certo? 

A confiança dos vendedores no produto

O treinamento também influencia no quanto o profissional confia na mercadoria com a qual trabalha. Enquanto ele estuda as suas características, principais benefícios e diferenciais, ele cria empatia com o produto. Neste processo, também ganha uma maior compreensão sobre a forma como o produto vendido pela empresa pode ajudar a solucionar dores específicas do consumidor.

A tecnologia como aliada no treinamento da equipe de vendas

Já vimos como um bom treinamento pode influenciar nas vendas de um negócio. Mas como encaixá-lo na movimentada agenda do time de vendas? Como garantir eficiência, inclusive quando o produto comercializado exige bastante técnica e dedicação para ser bem compreendido? A solução pode estar na tecnologia.

Usando a tecnologia a favor dos treinamentos, como o celular e o conceito de microlearning, é possível garantir que a sua equipe tenha acesso a todo conhecimento necessário para garantir um excelente atendimento ao cliente.

O treinamento pode ser realizado em horários flexíveis e de forma móvel. Usando apenas o celular, o profissional pode avançar no curso nos locais e momentos em que tem maior disponibilidade. Não é preciso reservar tempo para estar em uma sala de aula. As vendas ainda são prioridade e o conhecimento adquirido contribui para que o vendedor tenha cada vez mais força para executar o seu trabalho com maestria.  

Quer potencializar o treinamento? Então considere utilizar elementos de games, adequados ao contexto corporativo. A Gamificação permite a criação de competições saudáveis e é eficiente em atrair a atenção e promover o engajamento dos colaboradores. A estratégia também faz com que o aprendizado sobre o produto fique mais leve, inclusive quando as informações são mais técnicas.   

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