3 dicas para motivar com treinamentos online

Um grande desafio para o setor de Recursos Humanos é encontrar maneiras de manter os seus colaboradores engajados nos treinamentos feitos na empresa. Quanto mais envolvidos os funcionários estão, maior é a absorção de conhecimento e mais capacitados eles saem das ações realizadas.

Usar modelos convencionais, especialmente os que pedem pouca interação do funcionário, resulta em baixa adesão e poucos resultados. Para aumentar o interesse dos colaboradores, é preciso usar criatividade e estar por dentro das tendências – como o serious game, a gamificação e os simuladores virtuais. Estas são estratégias eficientes para incentivar não só a participação, mas também gerar o interesse dos funcionários da empresa. Dessa forma, eles  interagem e aprendem mais!

Como usar o treinamento on-line para manter as suas equipes motivadas

1. O colaborador no controle da experiência

Quanto mais o colaborador interage no treinamento, maior é o seu engajamento e aprendizado. Deixe que os funcionários tomem controle do caminho que será seguido na capacitação e que as suas decisões interfiram no resultado final. É exatamente isso que acontece nos treinamentos baseados em jogos.

São as habilidades do jogador que fazem com que ele avance no jogo. Para vencer os desafios traçados, é preciso, portanto, que o colaborador se supere constantemente. Quanto mais ele desenvolve suas aptidões, melhores resultados ele alcança. Esta é uma excelente maneira de motivar os funcionários da empresa e de garantir que eles, de fato, se envolvam nos treinamentos aplicados.

2. Treinamentos que oferecem uma experiência real

Alguns treinamentos têm uma excelente base teórica, mas falham em mostrar como o conhecimento se aplica na prática. O resultado são funcionários pouco interessados nas ações de capacitação feitas na empresa.

É preciso deixar claro qual é a relevância do que está sendo ensinado ou praticado para a rotina profissional dos seus colaboradores. Assim, eles não têm dúvidas sobre a real importância do treinamento e participam dele com mais motivação. A melhor forma de fazer isso é por meio de simulações de situações reais. Utilize jogos adequados à realidade da sua empresa e deixe que os seus funcionários tomem decisões relacionadas às responsabilidades que eles têm no dia a dia de trabalho. Mostre os impactos que cada escolha tem: quando a decisão traz um resultado negativo, o colaborador deve tentar novamente até que as suas fraquezas sejam eliminadas e ele possa avançar no jogo.

3. Desafie as suas equipes

Uma das principais razões para o sucesso da gamificação no mundo corporativo é o fato de que ela desafia o lado competitivo das pessoas. As metas criadas ajudam a manter o colaborador interessado no treinamento e focado em conquistar o objetivo proposto.

Use a gamificação para dar um significado a mais para os treinamentos da sua empresa: crie recompensas (mesmo que virtuais, como as medalhas e selos) para cada progresso feito pelos seus funcionários e deixe claras as metas que devem ser vencidas ao longo do ano, e também o progresso de cada funcionário.

Os treinamentos feitos na sua empresa já são tão eficientes quanto poderiam? Que tal usar a gamificação, o serious game e os simuladores para aumentar a motivação das equipes e alcançar melhores resultados na capacitação? 

SERIOUS GAMES: POR QUE USÁ-LOS PARA TREINAR VENDEDORES?