Como os games para treinamento aplicam conceitos de andragogia

Enquanto que a pedagogia se aplica ao ensino de crianças, a andragogia é orientada para o ensino de adultos. Os estímulos e condições para o aprendizado adulto possui características próprias que precisam ser reipeitadas pra um aprendizado eficaz.

Adultos aprendem melhor quando o foco está neles (em seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos anos), quando o conteúdo possui utilidade prática no cotidiano e quando eles têm controle total sobre a sua aprendizagem.

O treinamento com serious games está totalmente alinhado com os princípios da andragogia, pois permite que as pessoas utilizem sua bagagem de conhecimento para resolver situações e aprender com os próprios erros. Conheça alguns princípios da andragogia e como os serious games podem ajudar:

Necessidade Aplicabilidade

Os adultos precisam saber exatamente o que ganharão com o aprendizado e é isso que os serious games fazem. Através de metáforas visuais, eles deixam claro as regras e os objetivos do jogo, aumentando o nível dessa percepção nos aprendizes.

Autonomia Autodiretividade

Os adultos são responsáveis por suas decisões e querem ser vistos como capazes de se autodirigirem. Nos games, a tomada de decisões dos jogadores é a força motriz do treinamento, pois cada decisão leva o aprendiz para um caminho de vitória ou derrota.

Experiências prévias

Para os adultos, as experiências são a base do aprendizado e os serious games respeitam esse conceito, pois são baseados na prática e não nos conceitos prévios. Mas isso não quer dizer que os games ignoram esse fator. Os games de treinamento utilizam os conhecimentos prévios das pessoas para estimular o avanço delas no jogo. Caso não consigam, podem se aprofundar no assunto.

Prontidão para aprender

O aprendizado se torna mais interessante quando a pessoa consegue relacionar o conteúdo passado com as situações reais do seu dia-a-dia. Nesse aspecto, os games de treinamento podem simular com alto grau de realidade os ambientes e inserir neles as situações vivenciadas no cotidiano das empresas, como o atendimento ao cliente, por exemplo.

Orientação para aprendizagem

Se o conteúdo passado for útil e trouxer facilidades e melhorias para a prática, os adultos vão se interessar ainda mais pelo aprendizado. Os games funcionam com uma progressão de desafio conhecida como “flow”, onde cada decisão possui um feedback para orientar o aprendizado.

Motivação

Os adultos são mais motivados a aprender quando enxergam valores intrínsecos (autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e profissional). Como a estrutura de um game é baseada em estimular o aprendiz a enfrentar e vencer desafios, geram grande poder de motivação. O conceito de “flow” descreve bem essa situação.

Por que usar games nos treinamentos corporativos

Os serious games podem ser adaptados para atender necessidades específicas de aprendizagem dos colaboradores e, além de simplificar o treinamento, vão direto ao ponto, levando-os a praticar o que aprenderam na teoria.

A dica aqui é contar com a Oniria para desenvolver um programa de treinamento mais eficiente. Além de possuir grande know-how no assunto, a empresa foca em resultados rápidos com treinamentos práticos e que geram a mudança comportamental dos colaboradores através dos serious games e simuladores virtuais.

Agora que você já sabe como os games de treinamento incorporam os conceitos da andragogia, não perca mais tempo. Adote hoje mesmo os serious games para potencializar o treinamento corporativo na sua empresa!

Baixe o Ebook e Saiba Como Analisar Um Jogo de Treinamento