As vantagens dos Serious Games

Os Serious Games se tornaram interessantes para as corporações por diferentes motivos. Mas apesar das oportunidades provenientes da estratégia com jogos, muitas empresas não adotam a prática em seus treinamentos e capacitações por não conhecerem a fundo essa abordagem. Por esse motivo, separamos alguns pontos interessantes que podem ser desenvolvidos nas organizações com a utilização de Serious Games que vão ajudá-lo a enxergar a aplicação dessas tecnologias em sua empresa.

Games de Entretenimento X Serious Games

Basicamente, os jogos de entretenimento têm como função o divertimento, enquanto o termo Serious Games, ou “jogos sérios”, oferecem mais do que o simples divertimento, uma vez que o objetivo é o aprendizado. A questão é que jogos inseridos no universo corporativo aumentam o interesse do profissional pela sua atividade exercida, tornando a capacitação mais atraente, de fácil assimilação e aumenta a retensão do aprendizado.

Vantagens dos Serious Games

A utilização de Serious Games favorece diferentes formas de aprendizado e comunicação, sendo um catalisador para atrair a atenção dos profissionais e desenvolver habilidades e conhecimentos. Entre as possibilidades de desenvolvimento é importante citar:

  • Aumento da competitividade

    Quando os envolvidos atingem metas é possível trabalhar o sentimento de conquista, o que é indispensável para estimular ainda mais os colaboradores, em futuras estratégias da empresa, a darem o seu máximo para atingir os objetivos, sobretudo quando relacionados aos concorrentes. A ideia é despertar a competitividade saudável a partir da vontade de superação de cada colaborador.

  • Motivar a interação

    A lógica de funcionamento de games possui a capacidade de estimular o engajamento de seus participantes, bem como a curiosidade, a colaboração e o aprendizado a partir dos erros. A interação é o caminho para atingir bons resultados. A partir desta percepção, muitas organizações passaram a adotar os jogos como parte de sua estratégia no intuito de conhecer seus colaboradores, despertar-lhes a fidelização e o bom atendimento aos seus clientes.

  • Maiores taxas de engajamento e resultados visíveis

    A aplicação prática em um game/simulação é capaz de aumentar a taxa de retenção do conhecimento e motivar os profissionais a gerar resultados positivos. Os Seirous Games também podem estimulá-los a buscar mais informações e a se dedicarem a tarefas que demandam conhecimento explícito para desempenhá-las ainda melhor.

  • Versatilidade

    Além de funcionários, os Serious Games podem ser destinados ao aprendizado de clientes e fornecedores em relação ao seu produto ou serviço, uma vez eles podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio.

Como saber se o conceito se aplica às operações?

É interessante analisar alguns cases, a Oniria por exemplo, especializada no desenvolvimento de Serious Games, bem como sua implementação em diferentes cenários e empreendimentos. A empresa é responsável por cases de sucesso como o FNQ, um Serious Game cujo intuito é estimular e apoiar a gestão de micro e pequenas empresas. O foco do game está na cultura de inovação, gerando resultados interessantes para o negócio. Você pode ver esse e outros cases aqui.

Resolvemos a sua dúvida? Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto, sugerimos a leitura de Como os games motivam o aprendizado e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Baixe o Ebook e Saiba Como Analisar Um Jogo de Treinamento