Por que o reconhecimento é tão importante em uma estratégia de engajamento?

Ao pensar em engajamento em uma empresa, é fundamental entender o papel do reconhecimento dos funcionários. Com aproximadamente cinco gerações representadas no mercado de trabalho atualmente, o que seria interessante para elas?

Algumas pessoas são motivadas por oportunidades de realização pessoal, enquanto outras são motivadas pela concorrência. Nesse contexto, implementar uma estratégia de Gamificação pode trazer mais significado para os funcionários perceberem o reconhecimento do trabalho deles pela empresa. Uma vez que a Gamificação pode comunicar esse reconhecimento de forma sistemática a cada passo no trabalho, tornado parte de seu dia a dia.

Quer entender um pouco mais sobre o que estamos falando? Descubra agora por que o reconhecimento é tão importante em uma estratégia de Gamificação!

Trabalho é fonte de vida

Muita gente confunde emprego com trabalho, mas, na verdade, são dois termos com significados completamente diferentes. Enquanto um emprego gera fonte de renda, o trabalho gera vitalidade. Ou seja, o trabalho é fonte de vida e inspiração.

Ninguém vive somente por dinheiro. Pagar suas contas e ter acesso às coisas que deseja é importante, mas qual o sentido de tudo isso? O que faz com que você acorde motivado e feliz com o emprego todos os dias?

O fato dele proporcionar um trabalho que você faria até de graça seria um bom motivo. A solução para que os colaboradores se sintam assim é reconhecimento pessoal e profissional, que é escasso nas empresas.

O filósofo e professor Mário Sérgio Cortella disse em uma entrevista de 2016: “o trabalho em equipe quase leva à anulação do reconhecimento do indivíduo”. Isso se deve ao fato de as pessoas trabalharem em grandes grupos, ficando no anonimato. Isso deve ser mudado com um plano de reconhecimento individual, onde seus resultados passam a ser divulgados e elogiados por todos.

Incentivos x reconhecimento

Outro pensamento que muitos gestores têm que os incentivos oferecidos, financeiros ou não, são o suficiente para motivar as pessoas. Na verdade, isso ajuda em certos tipos de atividades, mas não é adequado para estimular trabalhos que envolvam resoluções de problemas, criatividade e percepção sistêmica. Essas habilidades que são cada vez mais exigidas dos profissionais de hoje.

O que realmente pode ajudar é a transformação do emprego em trabalho, dando sentido a ele, tornando-o empolgante e com significado. Além disso, o reconhecimento dos esforços realizados individualmente deve complementar a formação de um ambiente propício para a motivação dos profissionais.

Aqui entra também a questão da motivação intrínseca. Ninguém é capaz de motivar o outro: o que é possível é estimular as pessoas. Isso por que a motivação é um sentimento individual. A motivação de outra pessoa não é a mesma que a sua.

Então, como estimular a motivação de outras pessoas? É preciso gerar maior significado para as atividades profissionais desempenhadas.

Gamificação para criar significado

Os programas de reconhecimento pessoal e profissional ao estilo “funcionário do mês” são bastante conhecidos e utilizados para motivar os colaboradores, mas não geram muito significado. Como a Gamificação se encaixa nisso? O objetivo da Gamificação é justamente motivar e aumentar a produtividade, gerando maior significado às tarefas diárias, fazendo o trabalho interessante como um jogo.

A Gamificação também permite alinhar os objetivos do negócio com os objetivos pessoais e profissionais das pessoas. Nesse processo, alguns incentivos podem fazer parte da estratégia, mas o mecanismo principal está no feedback instantâneo do trabalho diário para que cada pessoa saiba o quão próxima está de alcançar seus objetivos.

Hoje é possível utilizar a Gamificação por meio de tecnologias como aplicativos e sistemas que sejam úteis para o trabalho e que, ao mesmo tempo, proporcionem mais significados às ações profissionais.

Contudo, uma estratégia de Gamificação pode ser muito diferente de uma empresa para outra, de um perfil de equipe e processos que se deseja gamificar.

Se você quer saber como utilizar a gamificação na sua estratégia de engajamento da equipe, entre em contato com a ONIRIA agora mesmo e veja como podemos ajudar!

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