O que é Gamificação?

A gamificação não é sobre deixar as coisas divertidas. Aliás, está longe disso. Trata-se de uma grande oportunidade para engajar melhor as equipes da empresa, solucionando problemas crônicos e a falta de resultados, seja nos treinamentos ou nas atividades de trabalho.

Você já conhece a Gamificação? Descubra agora como melhorar os resultados da sua organização com essa incrível estratégia!

1. O que é a Gamificação de fato

A Gamificação utiliza os mecanismos dos jogos eletrônicos para criar um ambiente repleto de significado, interatividade e desafio. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a Gamificação não é sobre deixar as coisas mais divertidas e agradáveis, trata-se de uma estratégia para atingir resultados corporativos.

O objetivo da Gamificação é incentivar os comportamentos pessoais que trarão resultados para a empresa, fazendo isso da mesma forma que qualquer jogo faz alguém querer vencer um desafio.

Resumindo, a Gamificação tende a melhorar um processo já existente utilizando os conceitos dos games para motivar o empenho dos colaboradores.

2. Tipos de Gamificação existentes

A Gamificação pode ser utilizada para duas finalidades básicas. Um tipo visa atrair e engajar clientes (voltada para o público externo) e o outro foca no treinamento e engajamento dos profissionais (voltada para o público interno).

No primeiro caso, a Gamificação é usada para fidelização de clientes. Atualmente mais usado para consumidores que acessam websites e aplicativos. Já a Gamificação para equipes é usada para engajamento de time de vendas, suporte, desenvolvimento, etc.

Neste artigo iremos abordar a Gamificação voltada para engajamento de equipes de trabalho.

3. Uma forma de melhorar o que você já faz

A Gamificação pode ser utilizada para melhorar processos que já existem, mas, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma tecnologia nova. A Gamificação apenas incorpora a dinâmica dos games com adaptação para gerar resultados operacionais e gerenciais.

A estratégia tem base no funil da Gamificação onde os colaboradores podem avançar por etapas até alcançarem um nível de liderança dentro da empresa. Veja abaixo as etapas que compõem o funil da Gamificação: 1) Know, 2) Learn, 3) Do, 4) Leadership e 5) Embassador.

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Know: etapa em que o aprendiz adquire consciência sobre os problemas.

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Learn: etapa de aprendizagem dos processos.

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Do: etapa onde o engajamento acontece. Os conhecimentos são colocados em prática.

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Leadership: etapa em que o aprendiz assume características de liderança e torna-se mais cooperativo.

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Embassador: nessa etapa, o colaborador se torna defensor da empresa e desperta o interesse de outras pessoas em trabalhar nela.

Além de aumentar a satisfação dos colaboradores pelo trabalho, a Gamificação contribui para uma melhora contínua dos processos da empresa. Lembrando que é uma estratégia aplicável a qualquer departamento organizacional.

4. Motivação, indicadores e resultado

Todo negócio baseia o seu funcionamento em três recursos considerados fundamentais: pessoas, processos e ferramentas. O problema é que há um grande desafio em articulá-los de forma que atenda adequadamente às necessidades de resultado do negócio.

Uma forma de conduzir isso é através de indicadores de esforço, também conhecidos como drivers, também conhecido como construtor, de plantação, de meio, que se caracteriza pela possibilidade de ser gerenciado pela cobrança de metas e capaz de construir os outcomes, os resultados propriamente ditos.

Esses indicadores de esforço formam a base para construir uma estratégia de Gamificação. Dessa forma a estratégia pode gerar a motivação necessária para gerar o resultado para a organização.

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