Tudo o que você precisa saber sobre gamificação do trabalho

A gamificação do trabalho representa uma metodologia inovadora no campo da motivação de funcionários. Através dela, é possível estimular comportamentos e adequar as ações individuais e coletivas conforme os padrões de produtividade exigidos pelas organizações. Utilizando a mesma mecânica de jogos eletrônicos, um cenário competitivo é criado para envolver cada colaborador em um esforço individual para o alcance de metas e objetivos coletivos dentro da empresa.

A estratégia permite que a empresa alcance um bom nível de motivação dos colaboradores, estimulando uma competição saudável entre os colegas de trabalho ou em um grupo de tarefas. Com o esforço, os funcionários exploram seus limites, ampliam seus conhecimentos e habilidades, atingem as metas com mais rapidez e qualidade e, ainda, são recompensados por isso.

A gamificação promove satisfação pessoal aos colaboradores

Um projeto de gamificação considera a construção de um ambiente propício e adequado para oferecer interação entre aos colaboradores da empresa. Eles podem compartilhar conhecimentos adquiridos e consultar o status individual e dos grupos para se manter atualizados quanto ao desempenho geral, e saber exatamente quanto esforço precisam empenhar para ganhar destaque.

De olho nas recompensas e premiações, uma estratégia de gamificação eleva o know how das equipes de trabalho por forçar a busca por soluções inovadoras que os ajudem a superar seus limites e vencerem as competições. Nesse processo, o aprendizado obtido é um quesito de grande valor, tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Vencer uma competição na gamificação significa reconhecimento dos gestores da empresa e de seus colegas de trabalho, o que desencadeará um sentimento de realização pessoal, elevando o nível de motivação individual e do grupo.

A gamificação como ferramenta de gestão

Para os gestores de equipes, a estratégia de gamificação representa muito mais que uma forma de motivar funcionários. Ela pode ser perfeitamente utilizada como uma eficiente ferramenta de gestão também em outras áreas. Na gestão de competências, a melhora do status e a elevação de níveis podem indicar a evolução profissional e mostrar no que um colaborador se desenvolveu mais e em que ele pode melhorar.

Na gestão da informação, o compartilhamento de conhecimentos e dicas entre os colaboradores, dentro da plataforma, pode ser utilizado para compor um novo padrão de melhores práticas para a execução de tarefas com metodologias mais eficientes. Um gestor de produtividade pode acompanhar, em tempo real, a evolução das metas e objetivos e realizar previsões dos resultados possíveis.

No gerenciamento de estoques, a estratégia é importante para programar pedidos alinhados às previsões de necessidades de materiais indicados pela evolução das equipes e atender a demanda com precisão.

Desenvolvimento e retenção de talentos

Um dos maiores benefícios da gamificação é percebido pela elevação do nível profissional que ela promove aos colaboradores da empresa. Através da competição, os funcionários desenvolvem e aperfeiçoam habilidades e as transformam em soluções práticas para o seu dia a dia na empresa e também na vida pessoal.

Mas é preciso garantir que todo esse potencial produtivo desenvolvido permaneça na empresa para valer o investimento e colher os frutos dos bons resultados. Nesse sentido, a gamificação pode apresentar também uma solução bastante eficiente para a redução do índice de turnover.

Com um alto grau de envolvimento dos colaboradores, barreiras para a socialização podem ser superadas com o desenvolvimento de amizades, dentro da empresa, através da formação de grupos de aprendizagem. A organização também deve fazer o seu papel e abrir oportunidades de crescimento dentro da empresa, gerando um sentimento de valorização.

Metodologia de aprendizagem

Considerando que a maior parte da população com maior potencial de produtividade no mundo se concentra dentro de um grupo denominado como geração Y, a gamificação se enquadra como uma metodologia de aprendizagem mais adequada para esse público nascido após o ano de 1980.

Identificando esse enorme potencial, muitas organizações estão implantando a gamificação em seus processos produtivos como forma de tornar o ambiente de trabalho mais interativo e divertido.

Gamificação no trabalho. Por onde começar?