Você treina corretamente seus colaboradores?

14565350736_0c1456e0f8_z

Treinamento nada mais é do que unir a teoria e a prática com o objetivo de atingir a excelência na execução das tarefas cotidianas. O processo de capacitação pode ser feito com a intenção de aperfeiçoar algum procedimento já realizado ou para acrescentar novas informações que irão propiciar um aproveitamento maior das atividades diárias.

Realizar treinamentos com toda a sua equipe profissional é imprescindível para atualizar conhecimentos, informar sobre comportamentos a serem adotados, desenvolver competências e aumentar o desempenho e a segurança do seu time.

Para que esse conjunto de atividades cumpra com os propósitos traçados anteriormente, é preciso estar atento a alguns pontos fundamentais.

A importância do CHA nos treinamentos

Para que as metas do treinamento sejam atingidas, é importante que todas as atividades estejam de acordo com à realidade da empresa. Pouco adianta importar uma ideia de fora e introduzi-la sem estabelecer maneiras de adapta-la às necessidades da instituição.

Além de desenvolver uma metodologia voltada ao ambiente corporativo, com todas as especificidades inerentes ao mercado no qual sua indústria está inserida, o treinamento deve dispor aos participantes três fatores: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. A combinação dessas ações é identificada pela sigla CHA.

Além disso, o treinamento deve ter um objetivo específico como a diminuição dos riscos de operação, o desenvolvimento de competências ou o aumento da produtividade. Portanto, é importante ter foco. Não é indicado tratar de diversos assuntos, pois corre-se o risco de os colaboradores se sentirem confusos e, por consequência, não assimilarem nenhum conhecimento.

Sempre que sua empresa for realizar um treinamento para seus colaboradores, questione se a abordagem, os exemplos e a metodologia aplicados vão propiciar a vivência do CHA.

“Na prática a teoria é outra”

A noção de que livros e apostilas não são o suficiente para capacitar um profissional é bastante aceita entre os gestores. A importância do treinamento é ainda maior quando um erro cometido por um colaborador representa risco para o patrimônio da organização ou gera grande ineficiência da operação.

Todo treinamento precisa ter um viés prático, se quiser ser efetivo. Além disso, o treinamento precisa ser fáceis de realizar para não exigir grandes mobilizações de recursos e pessoas, que são cada vez mais escassos. Finalmente, é preciso que o treinamento apresente uma análise do desempenho com feedbacks individuais de cada um dos participantes, pois só assim é possível identificar as dificuldades de cada um e trabalhar para melhora-las. Isso irá garantir o sucesso do treinamento da sua equipe.

A boa notícia é que a tecnologia que incorpora todos os fatores necessários a uma qualificação de excelência já existe e está disponível.

Por meio de simuladores virtuais é possível fazer o treinamento na prática sem por em risco sua operação. O Simulador potencializa o aprendizado e aumenta o interesse dos participantes em relação treinamento. O Simulador propicia um treinamento adequado com uma significativa diminuição dos riscos de acidentes, evita performances ruins, aumenta a produtividade e ainda motiva sua equipe a desempenhar melhor o trabalho.

Como você pôde notar, motivos não faltam para que sua empresa busque as melhores formas de oferecer uma capacitação adequada e ainda obter ótimos resultados.

SUA EMPRESA POSSUI BONS LÍDERES? Descubra neste artigo exclusivo

Conheça 3 TECNOLOGIAS PARA O RH REDUZIR CUSTOS: Simulação Virtual, Serious Games e Gamificação

Descubra qual os IMPACTOS causados pelo uso de GAMES e SIMULADORES no treinamento da empresa