3 motivos para empresas usarem realidade virtual

De que forma a realidade virtual (VR) pode contribuir para o sucesso de uma empresa? Esta é uma dúvida comum entre profissionais de setores como marketing e recursos humanos que pensam em adotar essa tecnologia em seus treinamentos e demonstrações de produtos.

O uso da realidade virtual permite que sejam criados ambientes para que pessoas tenham as mais diversas experiências de forma segura e econômica. Existem muitas formas de aplicá-la para criar treinamentos para manutenções, operação de máquinas e segurança do trabalho, seja na indústria ou no campo.

De fato, são muitos os motivos que levam cada vez mais empresas a explorar o uso do virtual em seus processos. Destacamos alguns deles abaixo. Confira:

1. Aumenta a eficiência dos treinamentos

O que surte mais efeito: explicar a um funcionário como ele deve proceder em casos de emergência ou permitir que ele experimente uma situação de risco, tome decisões rápidas e aprenda com as consequências das suas ações? O segundo método não só é mais eficiente em garantir que o conhecimento fique marcado na mente dos colaboradores como também ajuda a tornar o treinamento mais econômico.

O uso da realidade virtual em treinamentos é tanto uma forma de treinar mais eficiente de aprender, quanto de praticar para aumentar a eficiência de um processo e diminuir riscos de uma operação. A realidade virtual permite que profissionais possam vivenciar experiências, colocando em prática suas habilidades para aprimorar sua competência.

2. Reduz os riscos de acidentes de trabalho

A realidade virtual pode antecipar as situações práticas de diversos treinamentos como: trabalho em altura, espaço confinado, ponte rolante e diversas outras previstas em NRs.

A vantagem do VR é poder sair do treinamento teórico e iniciar a prática sem expor os profissionais às situações de risco da atividade, para quando eles foram praticar na situação real, ele já tenha uma boa ideia do que irá encontrar.

Neste tipo de realidade, os colaboradores têm acesso a um modelo virtual dos equipamentos, podem explorar as suas funções e aprender a melhor forma de utilizar equipamentos para desempenhar atividades com segurança. Assim, só usam as máquinas de verdade quando estão verdadeiramente preparados e podem fazer reforços de treinamento sempre que for necessário.

Exemplo de aplicação de Realidade Virtual para treinamentos.

3. É acessível a todas as empresas que buscam melhorar a experiência do cliente

A realidade virtual já permite a criação de ricas experiências há muito tempo. Se, até a alguns anos, este era um recurso restrito a projetos grandes, como os desenvolvidos na NASA, hoje ele já pode ser aproveitado por empresas de todos os setores.

Vale ressaltar que a realidade virtual permite a criação de ambientes que não só ajudam a capacitar funcionários, mas que também melhoram a experiência dos clientes das empresas. Um produto fica muito mais interessante quando pode ser testado pelo potencial comprador, certo? Esta experiência é mais uma das possibilidades trazidas pelo uso da realidade virtual que contribui para o sucesso da marca.

Um exemplo de como o uso a realidade virtual ajuda a aprimorar a experiência do cliente é o Simulador Ruag Cobra – VRTS, que reproduz os procedimentos do RUAG Mortar System (sistema de morteiro) acoplado ao Blindado Gurani do exército brasileiro. No simulador é possível seguir procedimentos de operação do morteiro tendo a experiência e percepção do funcionamento do sistema.

Além de ser uma maneira eficiente de demonstrar os diferenciais do produto, o simulador pode ser utilizado no treinamento dos seus usuários, evitando o desgaste desnecessário do equipamento, reduzindo o risco de operar armamentos e garantindo o máximo de economia.

A Oniria oferece a tecnologia Virtua Workshop para empresas que procuram adotar a realidade virtual nos seus treinamentos. Entre em contato e saiba mais sobre a solução.

Baixe o Ebook APRENDA COMO SE PREPARAR PARA IMPLANTAR UM SIMULADOR

Leia Também: COMO ENGAJAR COLABORADORES COM REALIDADE VIRTUAL

COMO ENSINAR UM COLABORADOR A SUPERAR DESAFIOS