5 fatos interessantes sobre Serious Games

Os Serious Games estão ficando cada vez mais populares no universo corporativo, e muitas empresas já estão comprovando os seus benefícios. Mesmo assim, muitos gestores de RH ainda não confiam em todo o potencial dessa metodologia de treinamento, e acham que ela não é vantajosa para a realidade de seus negócios. E é neste ponto que eles se enganam, pois os Serious Games são bastante benéficos para qualquer empresa que os utilize.

No post de hoje, separamos alguns fatos interessantes sobre os Serious Games que certamente mudarão a impressão que você tem sobre eles. Confira:

1. Transmitem conceitos teóricos

Ao contrário do que muitos gestores pensam, os Serious Games transmitem sim conceitos teóricos, mas só que de uma forma totalmente diferente dos programas de treinamento tradicionais. Com os games, a empresa consegue repassar aos colaboradores conteúdos teóricos através de ambientes virtuais, sem que eles precisem ler livros e apostilas com dezenas de páginas, que não engajam nem estimulam o aprendizado.

2. Adicionam prática ao programa de treinamento

De nada adianta ter conhecimento, se ele não for colocado em prática, não é verdade? Nas empresas, se os colaboradores não praticam os conhecimentos adquiridos logo após os treinamentos, as chances deles se esquecerem de todo o conteúdo são altas. Nos Serious Games, os profissionais aprendem com a prática. Eles absorvem os conteúdos teóricos ao mesmo tempo em que os colocam em prática em ambientes virtuais.

Em um jogo voltado para o treinamento de vendedores, por exemplo, os usuários aprendem as táticas de vendas e as praticam imediatamente. E dependendo de suas decisões e atitudes, eles recebem um feedback positivo ou negativo e aprendem com seus próprios erros. Isso faz com que, frente a uma situação do mundo real, os profissionais lembrem-se da forma como agiram no jogo e apliquem a prática virtual à situação real, somando esse novo conhecimento aos seus conhecimentos e habilidades anteriores.

3. Permitem contar histórias

Os Serious Games também permitem contar histórias nos treinamentos. Nelas, os colaboradores emergem em um cenário hipotético, semelhante ao da realidade, com regras e metas relacionadas ao seu trabalho. Eles podem interagir com a história, conversando com os personagens do jogo e recebendo o seu feedback com base em suas tomadas de decisão. Isto os engaja e os faz se interessar pelo programa de treinamento.

4. Criam uma competição saudável na empresa

A maioria dos profissionais adora desafios, e os Serious Games são uma ótima forma de desafiá-los e incentivá-los a buscar soluções para superarem os seus limites. Com eles, os gestores podem criar uma competição saudável entre os membros da equipe, para ver quem consegue se sair melhor nos treinamentos. Todos podem acompanhar os resultados através de rankings ou personagens competindo em corridas ou escaladas, por exemplo.

Aqueles que forem vitoriosos podem ser recompensados pela empresa com prêmios interessantes. Essas recompensas não necessariamente precisam ser em dinheiro. O simples reconhecimento dos gestores e dos colegas de trabalho já é suficiente para os vitoriosos se sentirem realizados profissionalmente, ficarem mais motivados com o seu trabalho e entregarem melhores resultados para a empresa.

5. Coletam dados importantes sobre os colaboradores

Enquanto os programas de treinamento tradicionais testam os conhecimentos dos colaboradores através de provas teóricas, os Serious Games coletam dados importantes sobre os seus desempenhos e os disponibilizam aos gestores. Dependendo o jogo, é possível analisar a pontuação global de cada colaborador e a forma como ele realizou cada tarefa, constatando também suas forças e fraquezas.

É por causa de todos esses fatos que muitas empresas de diversos setores já implementaram os Serious Games em seus programas de treinamento. Com eles, os gestores de RH estão conseguindo melhorar o desempenho dos profissionais, obter resultados nunca antes proporcionados pelos treinamentos tradicionais e gerar um ROI muito maior (Retorno Sobre o Investimento) para as empresas.

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