Gamificação: como reconhecer os 4 perfis de jogadores
Atualmente, diversas empresas vêm apostando na gamificação para engajar os colaboradores, aumentar a produtividade e ter melhores resultados. Porém, para adotar essa estratégia e ter ações assertivas, é preciso conhecer o perfil dos participantes, extraindo o melhor de cada um deles e adotando as mecânicas corretas, que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências e auxiliam na tomada de decisões. Considerando esse contexto, esse post apresentará os 4 tipos de perfis existentes e mostrará como a gamificação pode melhorar os resultados da empresa.
Gamificação: como ter sucesso
A gamificação é uma estratégia que pode ser usada no âmbito organizacional para desenvolver habilidades e capacidades e treinar os colaboradores. O problema é que nem sempre se obtém o melhor resultado. Segundo dados da Gartner Inc., 80% dos aplicativos criados para gamificação não atendem aos objetivos principais das empresas.
Alguns motivos que ocasionam esse cenário são a pouca usabilidade dos games, o design pouco arrojado e com poucas ou nenhuma inovação e o desconhecimento da empresa que desenvolve o aplicativo a respeito do funcionamento e atividades da organização que utilizará o app. Ou seja, muito mais do que desenvolver o aplicativo, é preciso saber aplicar o game em contextos reais, como engajamento dos consumidores, treinamento e educação, gerenciamento da inovação, saúde, sustentabilidade, entre outros.
Ou seja, independentemente da área em que o game será aplicado, ele pode permitir o alcance de 3 objetivos principais para as organizações:
Perfis de jogadores
Existem tipos de personalidade, que são classificados conforme os tipos de indivíduos existentes na Psicologia. No caso da gamificação, diz-se que são perfis de jogadores, elemento que deve ser utilizado tanto no processo de gamificação quanto no design do game.
A partir desses perfis, é possível classificar os recursos e mecânicas do game, ajustando-os para que os 4 perfis gostem da mesma experiência. Mas quais são os 4 perfis de jogadores que devem ser considerados em uma estratégia de gamificação?
Conclusão
Os quatro perfis de jogadores podem ajudar não só a definir como o game será desenvolvido, mas também a delimitar a melhor forma de abordar o colaborador, potencializando os resultados esperados pela empresa.
A Oniria oferece soluções de gamificação para equipes que utilizam aplicativos, softwares e plataformas online para criar narrativas, formas de interação e mecânicas presentes em jogos aplicadas a contextos profissionais. Os games envolvem pessoas, processos e ferramentas utilizadas pelas empresas e o resultado final abrange aplicativos para smartphones, desenvolvimento de softwares e integração com processos e/ou ferramentas de gestão que a empresa já utiliza. Assim, é possível aproveitar para melhorar o que a organização já utiliza.
A solução da Oniria também envolve consultorias na estratégia de gamificação e desenvolvimento e adoção de sistemas para aplicação e gestão da estratégia.