O treinamento feito na sua organização é funcional?
Para que um treinamento possa ser funcional e trazer resultados efetivos para uma empresa, ele deve ser aplicado estrategicamente, com objetivos, acompanhamento e mensuração de resultados. Caso contrário, pode desperdiçar recursos e não gerar os resultados esperados. Mas como saber se o treinamento feito na sua organização é funcional?
Tipos mais comuns de treinamento
Os treinamentos precisam ser ministrados para que as equipes tenham a capacitação adequada para realizar suas atividades com presteza e segurança. Porém, muitos dos métodos utilizados geram apenas gastos, pelo simples fato de que as técnicas escolhidas não são as mais funcionais para o ambiente proposto. As metodologias tradicionais, ou que simplesmente levam o conteúdo de apostilas para a web, sem que sejam apresentados qualquer tipo de inovação, raramente oferecem a absorção do conteúdo e aprendizado efetivo. Conheça alguns dos tipos de treinamentos mais comuns.
Treinamento “mão na massa”
É aquele no qual o colaborador aprende em sua própria prática de trabalho, sem ter tido qualquer tipo de instrução prévia. Facilmente o coloca em risco e não oferece a qualificação necessária para a boa produtividade.
Treinamento tradicional
É aquele no qual se ministra um determinado conteúdo em uma sala de aula. O material de suporte aos participantes é uma apostila. Comumente, não há associação real com o dia a dia da organização e nem com as especificidades das rotinas com os equipamentos. Sozinho, torna-se pura teoria e não agrega na prática.
Treinamento digital
O equipamento utilizado para ministrar a capacitação é o computador, portanto, há inovação. Porém, como o que se vê nele normalmente é a digitalização do material tradicional, com testes em um ambiente informatizado, pouco do que poderia ser aproveitado para uma transmissão real de conhecimento é feito.
Treinamento virtual
Oferece a prática em um cenário similar ao real, sem que o trabalhador se exponha a riscos durante a aprendizagem. Reduz os insumos utilizados no processo de transmissão de conhecimento e oferece a experiência prévia necessária para uma rotina profissional eficaz.
Benefícios de um treinamento adequado
O primeiro benefício adquirido com um treinamento correto às exigências de uma organização está na segurança dos funcionários. Em setores como os de óleo, gás, mineração, agricultura, dentre tantos outros, o risco gerado por uma operação desqualificada é enorme. Por isso, um treinamento que simule as condições reais de trabalho e de manuseio do maquinário é essencial para evitar acidentes.
Outra vantagem está na redução de custos das atividades de trabalho, pois como elas serão desempenhadas com aprimoramento técnico e prático, não haverá desperdícios provenientes da má execução das rotinas.
Oferecer capacitação adequada às exigências dos trabalhos desempenhados é realizar economia com treinamentos e reduzir custos organizacionais, além de oferecer melhor qualidade profissional ao trabalhador.