Onboard Games Brasil Mais TI

O uso de games no contexto corporativo ajuda a potencializar o treinamento dos colaboradores, fazendo com que o conhecimento seja transmitido com mais eficiência e com que os profissionais tenham uma participação mais ativa no processo.

Mas este não é o único cenário em que os jogos podem apresentar resultados positivos no desenvolvimento de habilidades profissionais. Jovens que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho podem usar este recurso para ter uma vivência virtual muito próxima da realidade encontrada no primeiro emprego.

Um excelente exemplo disso é o projeto desenvolvido pela Gestum e Oniria para a empresa Brasil mais TI. Acompanhe a leitura para saber mais!

Experiência prática para novos candidatos

Um dos maiores desafios dos jovens que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho é encontrar o primeiro emprego. Para muitos deles, há o nervosismo de não saber como agir na rotina de trabalho, como conversar com os superiores e interagir com colegas. Este nervosismo e falta de conhecimento podem atrapalhar a entrevista com os recrutadores e tornar mais difícil a conquista da primeira vaga.

Mas e se fosse possível ter acesso a uma experiência virtual que simulasse a rotina de trabalho dos profissionais da área? E se essa simulação também ajudasse no desenvolvimento de habilidades necessárias para que o jovem tenha mais êxito na profissão escolhida? Isso pode ser realidade com o uso de games – e foi exatamente esse o recurso escolhido pela Brasil Mais TI.

O projeto Brasil Mais TI tem como objetivo a capacitação de jovens que pretendem trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI). Para isso, oferece uma plataforma de ensino à distância gratuita com 30 cursos que somam mais de 1500 horas de capacitação. Além de cursos, que falam de temas como os fundamentos da capacitação em nuvem e os conceitos básicos necessários para o desenvolvimento de softwares, o projeto também busca disponibilizar ferramentas para que os jovens tenham um preparo completo e mais oportunidades profissionais.

O Brasil Mais TI também apresenta soluções como o teste de perfil e a bússola das profissões, que ajudam os estudantes que procuram orientação vocacional. O projeto tem como missão ajudar no desenvolvimento de aptidões valiosas para as empresas contratantes, como a facilidade de comunicação e a rápida tomada de decisões. Para isso, foram desenvolvidos games que permitem que os jovens tenham uma vivência prática de como é o dia a dia de trabalho em uma empresa de TI.

Histórias em formato de games

Os games foram desenvolvidos em formato de histórias. Em um deles, há um colaborador que está começando a trabalhar em uma empresa. Ele começa se apresentando na recepção e segue conhecendo os seus chefes, colegas de trabalho e o local de trabalho. Em cada etapa, há interações que devem ser resolvidas pelo jogador: é preciso escolher a melhor resposta para dar continuidade ao diálogo ou responder perguntas que reforçam o conhecimento transmitido pelo game, por exemplo. Há um objetivo que deve ser alcançado e são as decisões e respostas do jogador que garantem que ele seja concluído.

O roteiro foi desenvolvido para que o jovem encontre novos desafios na medida em que avança no jogo. Também apresenta informações úteis para que o profissional tenha mais segurança para iniciar a sua primeira experiência de trabalho. Os games foram desenvolvidos para a Brasil Mais TI pela empresa Gestum, através da Oniria.

Como são os games da Brasil Mais TI

Os onboardgames desenvolvidos para a Brasil Mais TI são feitos em HTML5 WebGL e rodam diretamente nos navegadores. Eles são organizados em etapas que correspondem à rotina de trabalho dos personagens principais. Cada decisão do jogador influencia na evolução do game e, no final, é dado um feedback geral.

Como os jogos são direcionados para profissionais da área de TI, os roteiros têm como base temas relacionados a programação web, desenvolvimento de softwares e gestão de projetos. Os cenários também são inspirados em empresas de TI – assim, os jogadores têm uma experiência virtual ainda mais próxima da realidade.

Saiba ainda mais sobre serious games: visite o site da Oniria para conhecer outros cases da empresa!

Leia Também: COMO ENSINAR UM COLABORADOR A SUPERAR DESAFIOS

SERIOUS GAMES: O QUE SÃO E COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO

Baixe o Ebook Saiba como usar Serious Games a favor do treinamento de profissionais